Instrumentos do Lander


O módulo de superfície da sonda Rosetta irá pousar no cometa e integra dez instrumentos científicos.

APXS – É um espectrómetro que detecta raios-X e partículas alfa e será utilizado para determinar a composição química do local de pouso e a sua possível alteração com a aproximação ao Sol.

CIVA – É um conjunto de seis micro câmaras destinadas a registar imagens panorâmicas da superfície. Um espectrómetro regista a composição, textura e reflectividade de amostras colhidas na superfície.

CONSERT – É um instrumento destinado a estudar a estrutura interna do núcleo do cometa e será utilizado em conjunto com um sistema análogo no módulo orbital.

COSAC – Analisador de gás que detectará e identificará moléculas orgânicas complexas na superfície. A utilização de um sistema de recolha de amostras até à profundidade de 20cm vai permitir o estudo de diversas camadas de material gelado.

MODULUS – Analisador de isótopos para estudar a geoquímica de elementos leves, tais como hidrogénio, carbono, azoto e oxigénio.

MUPUS – Conjunto de sensores multi-usos que são utilizados para estudar o balanço de energia à superfície e a sua variação no tempo e em profundidade. Este sistema serve também de apoio a outros instrumentos.

ROLIS – É a câmara que providencia imagens do ambiente envolvente durante a descida e posteriormente estudará a morfologia e mineralogia da superfície.

ROMAP – É um magnetómetro e monitor de plasma que será utilizado para medir o campo magnético, funcionando também como analisador electrostático.

SD2 – Sistema de recolha de amostras até à profundidade de 25cm e que está ligado a outros instrumentos, aos quais fornece as amostras.

SESAME – É um instrumento que permite a realização de diversas experiências de monitorização sísmica e acústica, bem como a medição das propriedades eléctricas do núcleo.