Rosetta ?



Créditos:The Trustees of the British Museum. Pedra de Roseta, que se encontra exposta no British Museum, em Londres.
A sonda foi baptizada com o nome de uma pedra famosa que se encontra no British Museum, em Londres. A pedra de Roseta, uma rocha granítica escura, foi encontrada em 1799, quando soldados franceses se preparavam para demolir uma parede na cidade de Rashid (Roseta), na região do delta do rio Nilo, no Egipto. As inscrições na pedra incluíam hieróglifos, a linguagem escrita do antigo Egipto, bem como grego. A comparação com uma linguagem conhecida, o grego antigo, permitiu que os hieróglifos fossem interpretados. Muito deste trabalho foi inicialmente realizado por Jean François Champollion e Thomas Young. Assim, após muitos séculos de dúvidas sobre a linguagem do antigo Egipto, foi possível traduzir o seu significado. Depois de estabelecida a correspondência entre os símbolos antigos e a nossa linguagem moderna foi possível estudar a história da civilização egípcia.

Tal como a descoberta da pedra de Roseta permitiu aos arqueólogos e antropólogos interpretar os hieróglifos do Egipto antigo, espera-se igualmente que a sonda Rosetta ajude os astrónomos e astrofísicos a revelar os mistérios dos cometas. De facto, do mesmo modo que os hieróglifos são considerados os ‘tijolos’ do edifício da linguagem da civilização egípcia, os cometas são considerados os objectos mais antigos do Sistema Solar, os ‘blocos’ a partir dos quais se formaram os planetas. Uma vez que estes objectos ainda guardam as impressões digitais dos primórdios do Sistema Solar poderemos identificar a composição da Terra tal como ela era há vários milhares de milhões de anos.


Créditos: www.wikipedia.org. Imagem estilizada da pedra de Roseta.
Muitos dos objectos gelados que se formaram no início do Sistema Solar vagueiam ainda hoje nas profundezas do espaço. Alguns deles aproximam-se regularmente do Sol e provocam os efeitos espectaculares que observamos no céu. A cauda de um cometa é algo mais do que um efeito sublime na esfera celeste. Libertando gelo e poeiras sempre que se aproxima do Sol, um cometa está a deixar-nos os ‘símbolos’, os ‘caracteres’, para estudarmos a nebulosa a partir da qual se formou o sistema solar e decifrarmos a sua composição primordial. Os cometas também contêm complexos orgânicos… e muitos cientistas acreditam que possam conter muito do material que deu origem à vida na Terra.

O lander da sonda Rosetta acaba também de ser baptizado com um nome associado ao antigo Egipto, passando a chamar-se Philae. O nome Philae designa também um obelisco egípcio encontrado na ilha com o mesmo nome e foi construído no tempo do faraó Ptolomeu IX, que governou o Egipto cerca de 100AC. O obelisco foi construído em granito vermelho, tem 6.7m de altura e uma massa de aproximadamente seis toneladas, além das inscrições dos nomes do próprio faraó, da sua esposa e de uma irmã, permitindo assim a transcrição de 17 hieróglifos.