A Viagem

Créditos: ESA. A sonda Rosetta a ser preparada para o lançamento
Para atingir o seu objectivo, a sonda Rosetta irá aproveitar a aceleração gravítica da Terra e de Marte para se aproximar do alvo, de modo a poupar o máximo de combustível. Assim, após o seu lançamento a 26 de Fevereiro de 2004 e até chegar ao seu destino em Agosto de 2014, a sonda será acelerada pelo campo gravítico terrestre em três ocasiões e uma vez por Marte. O encontro entre a sonda e o cometa dar-se-á o mais próximo do afélio (ponto mais afastado do Sol) por diversas razões. Por um lado não é tão difícil ‘agarrar’ o cometa, porque a sua velocidade é menor, simplificando a entrada em órbita. Por outro, como a actividade do cometa é menor, é mais fácil identificar a localização exacta do núcleo, uma vez que quando está mais próximo do Sol a sua actividade aumenta e as poeiras e gases libertados (formação de coma e cauda) dificultam a visualização dos contornos da parte central do cometa. Em boa verdade, como a gravidade do cometa é muito baixa, a informação para a correcção de trajectória da sonda é exclusivamente visual e não gravítica.

Na tabela podem ser observadas as datas mais importantes relativas à trajectória seguida pela sonda, desde o lançamento até ao fim previsível da missão.

Data Acontecimento Comentário
26 Fevereiro 2004 Lançamento Utilizando um lançador Ariane 5.
3 Março 2005 Primeira assistência gravítica pela Terra Para atingir o alvo a sonda será acelerada diversas vezes pelos campos gravíticos da Terra e de Marte. A passagem próximo de Marte poderá permitir a realização de experiências científicas. Durante a sua viagem até ao cometa, a Rosetta irá passar próximo de, pelo menos, um asteróide.
26 Fevereiro 2007 Aceleração gravítica por Marte
14 Novembro 2007 Segunda assistência gravítica pela Terra
11 Novembro 2009 Terceira assistência gravítica pela Terra
Maio 2014 Manobra de aproximação Início das manobras de aproximação para entrada em órbita e seguimento da trajectória do cometa.
Agosto 2014 Chegada ao cometa Churyumov-Gerasimenko Início da maioria das experiências científicas programadas. Identificação do local em que o pequeno lander irá pousar.
Novembro 2014 Pouso no cometa “Um suave pouso para uma sonda, mas um grande impacto para a humanidade…”
Agosto 2015 Periélio Fim previsível da missão.