Instrumentos do Orbiter


A sonda Rosetta possui onze instrumentos destinados à investigação do interior, superfície e coma do cometa. Os instrumentos OSIRIS, ALICE, VIRTIS e MIRO destinam-se a estudos de detecção remota.

OSIRIS – É um conjunto de duas câmaras de alta resolução que se destinam a obter imagens do núcleo do cometa e de asteróides. As imagens permitirão determinar o volume, forma e densidade do núcleo, bem como das propriedades da superfície.

ALICE – É um espectrómetro UV destinado à análise de gases de coma e da cauda do cometa, nomeadamente as taxas de libertação de água e monóxido de carbono, além de possibilitar a obtenção da composição da superfície.

VIRTIS – É um espectrómetro térmico que funciona nas banda visível e infravermelha, que será utilizado para estudar a fase sólida do cometa, nomeadamente a temperatura da superfície. Este instrumento será também utilizado para identificar possíveis regiões em que o lander poderá pousar.

MIRO – É um instrumento de microondas que servirá para medir a temperatura da superfície de asteróides e do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Possibilitará também estimar as propriedades eléctricas do núcleo, bem como identificar várias moléculas no coma gasoso do cometa, como por exemplo água, monóxido de carbono, amónia e metanol.

Os instrumentos ROSINA, COSIMA e MIDAS destinam-se a identificar a composição do cometa.

ROSINA – É um espectrómetro para análise de átomos e iões e tem como função determinar a composição elementar, isotópica e molecular da atmosfera e da ionosfera do cometa, além da temperatura e velocidade de gás e iões libertados.

COSIMA – Destina-se à análise da composição química do cometa. Este instrumento irá analisar, entre outras moléculas, as fases orgânicas e inorgânicas do núcleo.

MIDAS – É um sistema de micro imagem que tem por objectivo a análise de partículas, nomeadamente distribuição, volume e forma de grãos de poeira.

Os instrumentos CONSERT e GIADA e a experiência RSI concluem este conjunto completo de sondas e ferramentas de análise do cometa.

CONSERT – É um instrumento que funciona com ondas rádio e destina-se a estudar a estrutura interna do núcleo e irá funcionar em conjunto com o instrumento com o mesmo nome que se encontra a bordo do módulo de superfície.

GIADA – Mede o número, massa, momento e distribuição das partículas de poeira libertadas pelo núcleo, permitindo estudar igualmente a interacção com o vento solar.

RSI – O desvio do sinal rádio emitido pela sonda será usado para medir a massa, densidade e gravidade do núcleo, para além de definir a órbita do cometa. O sinal rádio da sonda será também utilizado para medir a densidade e massa do asteróide Siwa.