Introdução



Créditos: ESA. Visão de artista
A sonda Rosetta é um dos projectos não tripulados mais ambiciosos de sempre e irá ao encontro de um cometa. Após um adiamento que forçou à alteração do alvo, a sonda foi lançada no dia 2 de Março de 2004 para uma jornada superior a 10 anos. Durante a viagem até ao seu objectivo final, a sonda irá passar na proximidade de, pelo menos, um asteróide. Após a sua chegada ao destino entrará em órbita do cometa e lançará um pequeno módulo que pousará na superfície gelada do corpo celeste. Desta forma, a Agência Espacial Europeia procura algo nunca antes conseguido: orbitar um cometa e colocar um pequeno módulo na sua superfície, de modo a permitir o estudo pormenorizado deste tipo de vagabundos celestes. Este pequeno laboratório interplanetário, que se assemelha a uma caixa de 2.8 x 2.1 x 2.0 m, possui no momento do lançamento uma massa superior a 3000kg, incluindo 165kg de instrumentos científicos, além de incorporar um pequeno módulo de 100kg que pousará na superfície do cometa.

Data de Lançamento: 2 de Março de 2004 07:17 UT
Fim da Missão: Passagem do cometa no periélio, 2015
Veiculo Lançador: Ariane-5 G+, a partir de Kourou, Guiana Francesa
Massa Total da Sonda: 3000 kg (estrutura, instrumentos e combustível)
Instrumentos do Orbiter: 11, num total de 165kg
Módulo de Pouso: 100kg, incluindo 10 instrumentos
Combustível: 1670kg
Envergadura: 32 metros, com os painéis abertos


Autoria:   Fernando Simões
fernando.simoes@esa.int


Fernando Simões é licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, tendo obtido o grau de Mestre em Física na mesma instituição. Presentemente encontra-se a trabalhar no European Space and Technology Centre (ESTEC) da Agência Espacial Europeia, na Holanda, tendo participado na última fase da calibração dos instrumentos de medição de propriedades eléctricas que seguem a bordo do lander da sonda Rosetta. O autor tem interesse em diversas áreas científicas e tecnológicas. Por um lado tem desenvolvido trabalho em áreas de astrofísica, nomeadamente estrelas de neutrões e buracos negros, e planetologia comparativa, em especial Marte. Por outro, dedica-se ao desenvolvimento de sondas para detecção de água no subsolo de Marte, bem como de técnicas LIDAR para estudos atmosféricos em ambientes terrestre e espacial.

Este trabalho sobre a sonda Rosetta foi desenvolvido pelo autor em parceria com a empresa Active Space Technologies, uma empresa portuguesa dedicada ao sector espacial. Apesar do seu recente início de actividade, apresenta quadros com experiência consolidada neste campo. Desenvolve tecnologias e produtos nas áreas de transferência de tecnologia, optoelectrónica e análises térmicas.

Links

Sobre a missão Rosetta:
  • http://sci.esa.int/rosetta
  • http://www.esa.int

    Sobre Cometas:
  • http://cfa-www.harvard.edu/iau/lists/PeriodicCodes1.html
  • http://cfa-www.harvard.edu/iau/lists/PeriodicCodes.html
  • http://seds.lpl.arizona.edu/nineplanets/nineplanets/comets.html

    Missões a asteróides e cometas:
  • http://www.windows.ucar.edu/tour/link=/comets/comet_missions.html
  • http://sci.esa.int/science-e/www/area/index.cfm?fareaid=15
  • http://sci.esa.int/science-e/www/area/index.cfm?fareaid=14

    Sobre a Active Space Technologies:
  • http://www.activespacetech.com

  •