Anéis de Úrano observados no infravermelho!

2002-03-22
Imagem espectacular de Úrano, do seu sistema de anéis e de dois dos seus satélites, Miranda e Ariel, obtida no infravermelho, na banda de comprimentos de onda compreendidos entre 1,25 e 2,2 microns. Esta imagem foi efectuada pelo telescópio japonês Subaru, com 8 metros de diâmetro, situado no observatório Mauna Kea, no Havai (EUA). Estas observações realizaram-se durante os ensaios para a utilização do detector Coronagraphic Imager with Adaptive Optics com o sistema de óptica adaptativa do telescópio.

Asteróide passou a 461 mil km da Terra!

2002-03-22
Um asteróide suficientemente grande para destruir uma cidade como Lisboa passou relativamente perto da Terra sem que os astrónomos se tenham apercebido da sua aproximação. Este asteróide possui um diâmetro de 70 metros, e passou a pouco mais da distância que nos separa da Lua.

Nova câmara para a detecção de planetas extra-solares distingue-se pela sua simplicidade

2002-03-13
Uma teleobjectiva, uma câmara CCD, uma montagem equatorial, e dois cientistas. Resultado? Pode caber numa secretária, e é principalmente construída com peças compradas numa loja de fotografia, mas os dois cientistas acreditam que o novo instrumento vai ajudá-los a descobrir planetas gigantes que orbitam estrelas da nossa galáxia.

COROT: primeiro passo Europeu na detecção de planetas rochosos extra-solares

2002-03-13
Os astrónomos dos estados membros da ESA preparam-se para participar na missão francesa COROT, a primeira a procurar planetas rochosos em torno de outras estrelas. Com lançamento previsto para 2005, esta missão representa um marco importante no esforço Europeu de encontrar planetas habitáveis, semelhantes à Terra. E certamente ajudará as futuras missões Eddington e Darwin.

Conjunção das sondas Cassini e Galileo em Júpiter

2002-03-13
Na revista Nature de 28 de Fevereiro, é relatado um conjunto de novas descobertas em Júpiter. Estas foram efectuadas durante a conjunção das sondas Cassini e Galileo. Esta conjunção permitiu que os cientistas obtivessem novos dados da magnetosfera joviana. Conjuntamente com observações efectuadas pelos satélites Hubble e Chandra, foi possível documentar melhor os processos físicos que se desenrolam na magnetosfera de Júpiter. Alguns destes processos são muito semelhantes aos que ocorrem na Terra, mas novas descobertas inesperadas foram efectuadas.

Afinal, o Universo é bege...

2002-03-13
Em Janeiro de 2002, astrónomos da Universidade Johns Hopkins noticiaram que o Universo é turquesa. Este resultado surgiu como uma pequena curiosidade obtida a partir da combinação dos espectros de luz de 200 000 galáxias. Mas agora, descobriram um erro no código de cores no programa utilizado. E afinal, o Universo poderá ser bege.

Pioneer 10: uma sonda pioneira ainda em serviço

2002-03-11
Lançada em Março de 1972, a sonda Pioneer 10 completou 30 anos de viagem pelo espaço. A NASA assinalou o acontecimento estabelecendo contacto com a sonda, que se encontra a 12 mil milhões de quilómetros da Terra. A Pioneer 10 atravessou a cintura de asteróides sem se danificar e foi pioneira ao realizar observações a curta distância dos grandes planetas exteriores, Júpiter e Saturno, encontrando-se agora em trajectória de escape do sistema solar.

Cometa Ikeya-Zhang visível a olho nu!

2002-03-07
O cometa C/2002 C1, descoberto no início de Fevereiro pelos astrónomos amadores Ikeya e Zhang, continua a aumentar de brilho, sendo já visível a olho nu com uma magnitude inferior a 5,5. Os cálculos mais recentes, publicados pela União Astronómica Internacional (UAI), prevêem que o cometa alcance uma magnitude entre 3 e 3,5. O cometa pode ser observado agora na constelação dos Peixes, encontrando-se na constelação de Andrómeda em Abril. Para os observadores do hemisfério Norte, o melhor período para visionar o cometa será em finais de Abril.