Aprender

O espaço "Aprender" pretende ser um repositório de recursos para a divulgação e promoção do conhecimento da Astronomia. Aqui poderá encontrar, em Português, apresentações e actividades práticas que pode utilizar em casa, na escola ou na sua associação.

Missão a Saturno

Esta apresentação faz um breve resumo sobre a missão Cassini-Huygens, uma missão conjunta da Agência Espacial Europeia e da NASA. Trata-se de uma missão especialmente concebida para explorar Saturno e os seus satélites. Encontrará nestes slides os objectivos científicos da missão e um breve resumo sobre as principais características do Sistema Saturniano.

Versão original: JPL/NASA.
Esta versão em português foi editada por Luís Fé Santos e revista por Maarten Roos Serote.
Última Revisão Fevereiro/2004.

Download 4,23 Mb | Apresentação Original


A Anatomia dos Buracos Negros

Os Buracos Negros são os objectos mais misteriosos do nosso Universo. Tratam-se de verdadeiros laboratórios da Teoria da Relatividade Geral, palco dos mais exóticos e energéticos fenómenos. Existem em diferentes tamanhos e estão espalhados por todo Universo. Nesta apresentação encontrará um resumo sobre o estado actual do nosso conhecimento sobre estes fascinantes objectos.

Versão original: Imagine the Universe/NASA.
Esta versão em português foi editada por Luís Fé Santos e Rosa Doran e revista por Sónia Antón e Maria João Marchã.
Última Revisão Fevereiro /2004.

Download 3,65 Mb | Apresentação Original


Trânsito de Vénus

A passagem de Vénus à frente do Sol (trânsito), para além de ser um fenómeno de rara beleza, teve uma enorme importância para a ciência, principalmente nos séculos XVIII e XIX. Várias expedições científicas foram organizadas com o objectivo único de acompanhar o trânsito. Tratava-se de uma importante oportunidade para determinar a distância da Terra ao Sol. Nessa apresentação encontrará um resumo dos principais acontecimentos históricos ligados a essa busca. Terá sido a partir da observação de um trânsito de Vénus que os astrónomos conseguiram finalmente determinar o valor da unidade astronómica.

Versão original: F Mignard.
Esta versão em português foi editada por Nuno Crato, Fernando Reis e Luís Tirapicos.
Última Revisão Maio /2004.

Download 6,27 Mb | Apresentação Original


A Vida Secreta das Galáxias

O que é uma galáxia? Que tipos de galáxias existem? Que segredos escondem as galáxias? Estes são alguns dos temas abordados nesta apresentação, que faz um breve percurso por tópicos já bem conhecidos e compreendidos e aborda outros que ainda levantam alguma polémica. Por exemplo a necessidade da existência de matéria escura para explicar o comportamento das galáxias.

Versão original: Imagine the Universe/NASA.
Esta versão em português foi editada por Sónia Antón e revista por Rosa Doran e Maria João Marchã.
Última Revisão Junho/2004.

Download 2,0 Mb | Apresentação Original


Deep Impact - Actividades Escolares

Os cometas são o registo fóssil da nebulosa que deu origem ao Sistema Solar. Estudá-los significa estudar as nossas origens. A missão Deep Impact pretende ampliar o nosso conhecimento acerca destes fascinantes objectos. Esta actividade convida de forma divertida a conhecer um pouco melhor os cometas.

Versão original: NASA/Maura Rountree-Brown e Art Hammon.
Esta versão foi traduzida para português por Luís Fé Santos.
Última Revisão Julho/2005.

Download 279 Kb | Actividade Original


A nossa própria estrela: o Sol

Este livro de fácil leitura foi pensado para os mais pequenos, alunos da Pré e do 1º ciclo. Leia-lhes sobre fulgurações e manchas solares e a razão pela qual os cientistas estudam o Sol.

Versão original: NASA/Daniel Vong.
Esta versão foi traduzida para português por Luís Fé Santos.
Última Revisão Setembro/2005.

Download 336 Kb | Actividade Original