Anéis de Úrano observados no infravermelho!

2002-03-22

Imagem no infravermelho próximo (1,25 a 2,2 microns), obtida com o telescópio Subaru, de Úrano com o seu sistema de anéis e dois dos seus satélites: Miranda (em cima) e Ariel (em baixo). Crédito: Universidade de Kyoto.
Esta imagem de Úrano
Úrano
É o sétimo planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 4 vezes superior ao da Terra é o terceiro planeta gigante gasoso. A sua característica mais marcante é o facto de o seu eixo de rotação estar inclinado cerca de 97º em relação à eclíptica.
mostra nitidamente o seu sistema de anéis e dois dos seus satélites: Miranda (cima-centro) e Ariel (baixo-esquerda). Trata-se de uma composição de imagens obtidas utilizando três filtros diferentes no infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
, resultando numa imagem de falsa cor. Neste esquema de cores, o metano, componente principal da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
de Úrano, aparece com a cor azul.

A imagem foi obtida em Julho de 2001 com o telescópio japonês Subaru de 8 metros (Mauna Kea, Havai-EUA) utilizando o coronógrafo com óptica adaptativa
óptica adaptativa
A técnica de óptica adaptativa é um sistema óptico que se instala nos telescópios terrestres por forma a corrigir, em tempo real, os efeitos da turbulência atmosférica.
CIAO (Coronagraphic Imager with Adaptive Optics) e o sistema de óptica adaptativa do telescópio Subaru
Subaru Telescope
O Telescópio Subaru é um telescópio óptico e de infravermelhos, com um espelho de 8,2 m de diâmetro. O Subaru encontra-se no Observatório de Mauna Kea, no Havai, e é operado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão – NAOJ e pelo Instituto Nacional de Ciências Naturais.
. Para além do Observatório Astronómico Nacional do Japão, diversas universidades e institutos de investigação participaram no desenvolvimento do CIAO e do sistema de óptica adaptativa do telescópio Subaru. Esta imagem foi processada pela equipa da Universidade de Kobe, no Japão.

A 13 de Março de 1781, o astrónomo britânico William Herschel, efectuando observações com um telescópio caseiro de 16 cm, descobriu um objecto que lhe pareceu grande comparado com uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
. O objecto, que se pensou inicialmente ser um cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
, revelou-se um novo planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
situado para lá da órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
e foi-lhe dado o nome de Úrano.

Úrano gira em torno do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
em aproximadamente 84 anos, numa órbita elíptica cujo raio médio é 2870 milhões de quilómetros. Ao contrário dos restantes planetas do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, o eixo da rotação de Úrano encontra-se no plano da sua órbita, ou seja, Úrano roda sobre o seu lado relativamente ao seu plano orbital. Desde 1851, mais de 10 satélites e 10 anéis foram descobertos à volta de Úrano.

Notícia original: http://www.subaru.naoj.org/Latestnews/200202/Uranus/index.html