Conjunção das sondas Cassini e Galileo em Júpiter

2002-03-13

Ilustração de como o fluxo de electrões determinado pelo campo magnético joviano liga as três maiores luas de Júpiter com a alta atmosfera do planeta. Crédito: NASA/Universidade de Boston.
Há já vários anos que se sabe que Júpiter
emite fortemente no domínio rádio
, por exemplo. Contudo, não era sabido que também emite fortemente no ultravioleta
. Recentemente, foram observadas auroras
aurora
A aurora é a luz emitida pelos iões da atmosfera terrestre, principalmente nos pólos geomagnéticos da Terra, estimulada pelo bombardeamento de partículas de alta energia ejectadas pelo Sol. As auroras aparecem dois dias depois das fulgurações solares, proporcionando um espectáculo de rara beleza, e atingem o seu pico cerca de dois anos depois do máximo de manchas solares. As auroras boreais e austrais são observáveis a latitudes elevadas no hemisfério Norte e hemisfério Sul, respectivamente.
nos pólos do planeta
, no ultravioleta. Estes fenómenos são produzidos por electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
acelerados
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
que se encontram acoplados às linhas de campo magnético
do planeta. Estes e outros fenómenos foram estudados pelas sondas Galileu e Cassini e são agora relatados na revista Nature.

As novas observações permitiram verificar que estes fenómenos aumentam em intensidade à medida que as ondas de choque
, provocadas pelo vento solar
vento solar
O vento solar é um vento contínuo de plasma quente que tem origem na coroa solar e preenche o espaço interplanetário do Sistema Solar. A 1 UA do Sol (ou seja, à distância da Terra ao Sol), a velocidade do vento solar é de cerca de 450 km/s e a densidade é aproximadamente 7 protões/cm3. O vento solar confina o campo magnético da Terra e é responsável por fenómenos como tempestades geomagnéticas e auroras. O Sol ejecta cerca de 10-13 da sua massa por ano via vento solar.
no meio interplanetário, atingem os pólos de Júpiter. Tal como ocorre no planeta Terra, estes choques comprimem e reconfiguram a magnetosfera
magnetosfera
Magnetosfera é a região em torno de um objecto celeste ocupada pelo seu campo magnético.
joviana produzindo fortes campos eléctricos. Estes, por sua vez, aceleram os electrões acoplados às linhas do campo magnético, produzindo assim um aumento de radiação
. Tal deve-se ao facto de que cargas eléctricas aceleradas emitem radiação.

Embora já se conhecessem electrões com energias cinéticas da ordem dos 20 MeV
megaelectrão-volt (MeV)
O megaelectrão-volt (MeV) é uma unidade de energia igual a um milhão de electrões-volt: 1 MeV = 106 eV.
(1 MeV representa um milhão de electrões volt
volt (V)
O volt (V) é a unidade SI de potencial eléctrico, de diferença de potencial, de tensão eléctrica e de força motriz. Um volt é a diferença de potencial eléctrico que existe entre dois pontos de um condutor eléctrico que transporta uma corrente de intensidade constante de 1 ampere quando a potência dissipada entre estes pontos é igual a 1 watt: 1 V = W A-1 = 1 Ω A = m2 kg s-3 A-1.
), a sonda Cassini
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
detectou electrões com energias superiores a 50 MeV. Os valores destas energias levantam sérios problemas aos modelos existentes para explicar a aceleração dos electrões (Bolton, S.A. et al
., Nature 415, pág. 987).

No entanto, as descobertas não se ficaram por aqui. Tal como ocorre em Io, descobriu-se que também Ganimedes e Europa geram fluxos de iões
ião
Átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais electrões.
que, sendo conduzidos pela magnetosfera joviana, interagem fortemente na atmosfera
de Júpiter por baixo destas luas. Nas regiões da alta-atmosfera em que o fluxo de iões embate, gera-se uma forte emissão de radiação ultravioleta (Clark, J.T. et al., Nature 415, pág. 997).

Por outro lado, imagens de alta-resolução obtidas pelo satélite Chandra
mostram que a emissão de radiação X
é proveniente de uma "zona quente" a elevada altitude. Este fenómeno variável e tão localizado coloca, uma vez mais, a comunidade científica numa nova encruzilhada que é a de descobrir qual a razão física deste processo. Esta mesma região é conhecida por também emitir quantidades anómalas de radiação no infravemelho e no ultravioleta (Gladstone, G.R. et al., Nature 415, pág. 1000).

Fonte da notícia: Revista Nature, Volume 415, 28 de Fevereiro de 2002.