Pioneer 10: uma sonda pioneira ainda em serviço

2002-03-11

A sonda Pioneer 10, lançada em 1972, encontra-se hoje a cerca de 12 mil milhões de quilómetros da Terra e ainda contactável. Crédito: NASA.
Foi necessário um esforço suplementar, mas a NASA
conseguiu contactar com a Pioneer 10, a resistente sonda espacial que abandonou a Terra há mais de 30 anos e se encontra a quase 12 mil milhões de quilómetros.

No passado dia 1 de Março, os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL-NASA) enviaram um sinal para a Pioneer 10, que se dirige para a orla do Sistema Solar
. Vinte e duas horas depois, a resposta foi detectada pelos investigadores que monitorizavam cuidadosamente uma antena parabólica de 70 metros de diâmetro, em Madrid.

Robert Hogan, chefe da Divisão de Projectos Espaciais do Centro de Investigação Ames da NASA, divisão que dirige o Projecto Pioneer, expressou a alegria de toda a equipa ao saber que a sonda ainda está contactável. A NASA tinha perdido o contacto com a Pioneer 10 em Agosto de 2000, mas conseguiu restabelecê-lo em Abril do ano passado, ajustando o sistema de comunicação da sonda. O último contacto ocorrera a 9 de Julho de 2001.

Lançada a 2 de Março de 1972, a Pioneer 10 encontra-se actualmente a quase 12 mil milhões de quilómetros da Terra. Esta foi a primeira sonda a passar através da cintura de asteróides
Cintura de Asteróides
A Cintura de Asteróides é a região do Sistema Solar situada entre Marte (1,5 UA) e Júpiter (5,2 UA), no plano da eclíptica, onde se encontra a maior parte dos asteróides.
, e também a primeira a obter imagens próximas de Júpiter
. Durante o seu percurso através do sistema joviano, a Pioneer 10 registou as cinturas de radiação
de Júpiter, caracterizou o campo magnético
do planeta
gigante e estabeleceu que Júpiter é predominantemente um planeta líquido. Em 1983, ao ultrapassar a órbita
de Plutão
Plutão
Plutão é, na maior parte do tempo, o nono e último planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas devido à sua órbita excêntrica, durante algum tempo aproxima-se mais do Sol do que Neptuno. É um planeta singular em muitos aspectos: é o mais pequeno (cerca de 1/500 o diâmetro da Terra), tem uma composição muito rica em gelos, possui a órbita mais excêntrica e inclinada em relação à eclíptica, e tem, tal como Úrano, o seu eixo de rotação muito inclinado (122º) em relação à eclíptica.
, tornou-se no primeiro objecto construído pelo Homem a deixar o Sistema Solar. A sonda dirige-se para a constelação
do Touro, onde passará por Aldebarã
Aldebarã
Aldebarã (ou Aldebaran) é a estrela mais brilhante da constelação do Touro. Trata-se de uma estrela subgigante de cor alaranjada, de classe espectral K5 III, situada a uma distância de 60 anos-luz, que se sabe ser uma estrela variável lenta e irregular. Aldebaran possui ainda uma estrela anã companheira, de classe espectral M2 V.
, o olho do Touro, dentro de dois milhões de anos.

A Pioneer 10 continuou a realizar investigações científicas importantes nas regiões periféricas do Sistema Solar até terminar a sua missão científica, a 31 de Março de 1997. O seu fraquíssimo sinal continua a ser monitorizado pelo Deep Space Network, fazendo parte de um novo estudo avançado de tecnologia de comunicação. A sonda também foi utilizada para treinar controladores aéreos em como obter sinais rádio
provenientes do espaço.

Os dados científicos recebidos do Telescópio Tubo de Geiger que se encontra a bordo ainda hoje são analisados pelo investigador responsável original, James Van Allen (Universidade do Iowa, EUA), o descobridor das cinturas de radiação da Terra que receberam o seu nome. Baseando-se nos dados recebidos, Van Allen concluiu que a radiação cósmica proveniente da nossa galáxia
está a ser suavizada pela influência do Sol
, significando que a Pioneer 10 ainda não atravessou a fronteira para o espaço interstelar.

Mais informações sobre a Pionner 10: