Cometa Ikeya-Zhang visível a olho nu!

2002-03-07

Fotografia do cometa Ikeya-Zhang obtida a 5/2/2002 com uma exposição de 4 minutos, com uma câmara Pictor 416XTE e um telescópio Meade LX200 de 30 cm. Crédito: Paul Gitto (Arcturus Observatory)
Se nunca observou um cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
, não perca a oportunidade de o fazer nos próximos meses. É que está aí o cometa Ikeya-Zhang, descoberto a 1 de Fevereiro passado pelos astrónomos amadores Kaoru Ikeya e Daquing Zhang. Observado pela primeira vez na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Baleia com magnitude 8, o cometa encontra-se agora na constelação dos Peixes e com magnitude inferior a 5.5. O brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
deste cometa está a aumentar gradualmente e de forma mais rápida do que inicialmente previsto. Cálculos efectuados por Brian Marsden do Observatório Astrofísico Smithsonian (Universidade de Harvard, EUA) e publicados pela União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
(UAI), prevêem que o cometa alcance uma magnitude de 3. Assim acontecendo, este cometa bilhará tanto como as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
mais brilhantes da constelação dos Peixes.

Segundo Brian Marsden, o cometa Ikeya-Zhang, catalogado com o número C/2002 C1 é provavelmente o regresso do cometa C/1661 C1, observado em 1661. A 18 de Março, o cometa passará no periélio
periélio
O periélio é o ponto da órbita de um corpo que orbita o Sol em que este se encontra mais próximo do Sol.
(o ponto da sua órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
mais próximo do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
), a apenas 76 milhões de quilómetros, entre as órbitas de Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
e de Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
. A passagem pelo perigeu
perigeu
O perigeu é o ponto da órbita de um corpo que orbita a Terra em que este se encontra mais próximo da Terra.
(altura em que se encontra à menor distância da Terra), a apenas 63 milhões de quilómetros de nós, será a 28 de Abril. A partir desta altura, deixa de ser possível observá-lo a olho nu. Curiosamente, a 3 de Abril, o cometa será visível na direcção da galáxia de Andrómeda
M31 (NGC 224) - Galáxia de Andrómeda
M31 é a galáxia de Andrómeda, a maior galáxia do chamado Grupo Local de galáxias. É uma galáxia espiral gigante, situada a uma distância de 2,4 milhões de anos-luz.
, também ela visível a olho nu.

No mês de Março, o cometa só pode ser observado durante um curto período de tempo da noite, pois desaparece pouco depois do pôr-do-sol. A melhor altura para observar o cometa no hemisfério Norte será em finais de Abril quando este, tendo passado pela constelação da Cassiopeia, se encontrará na constelação da Cefeida.

Mais informações sobre o cometa Ikeya-Zhang em: http://cfa-www.harvard.edu/iau/Ephemerides/Comets/2002C1.html e http://www.rasnz.org.nz/Comets/C2002C1.htm