Um cometa que se desintegra

2006-04-27
Na noite de 23 para 24 de Abril último, o VLT (ESO) observou o fragmento B do cometa Schwassmann-Wachmann 3 (SW 3). Este fragmento tinha-se dividido poucos dias antes e, para sua grande surpresa, os astrónomos descobriram que o pedaço ejectado se dividia novamente. Outros 5 pedaços de cometa, ou mini cometas, eram visíveis na imagem e o SW 3 parece assim estar destinado a desintegrar-se, mas resta saber quanto tempo demorará o processo. Em Maio este cometa estará à sua menor distância da Terra e os astrónomos pretendem observar os seus fragmentos, ou o que deles restar, com o maior detalhe.
Mais...

Comemorando os dezasseis anos do Hubble

2006-04-26
O Hubble fez dezasseis anos a 24 de Abril. Para comemorar os êxitos deste telescópio espacial, a NASA e a ESA divulgaram uma espectacular imagem da galáxia M 82, também conhecida por Galáxia do Charuto, situada a 12 milhões de anos-luz da Terra. A imagem, de grande resolução, é um mosaico composto por seis imagens conseguidas com o instrumento ACS. Trata-se da imagem mais nítida alguma vez obtida para esta galáxia, famosa pelo seu brilhante disco azul, pela malha de nuvens esfarrapadas e pelas plumas de hidrogénio que se alastram a partir da região central.
Mais...

RS Ophiuchi - uma estrela nova recorrente

2006-04-20
A 12 de Fevereiro, RS Ophiuchi, um sistema constituído por uma anã branca e uma gigante vermelha, aumentou de brilho subitamente. Em 108 anos, é a sexta vez que esta estrela nova recorrente atinge um brilho desta intensidade. A última vez tinha sido em 1985 e os astrónomos ansiavam conseguir observar a próxima explosão e monitorizar observacionalmente o desenvolvimento desta nova. Foi o que aconteceu: telescópios espaciais e na Terra viraram-se para RS Oph e observaram em comprimentos de onda desde os raios-X ao rádio. A grande quantidade de observações permitirá compreender um pouco melhor questões como as explosões termonucleares nas estrelas e os estágios finais de evolução das estrelas.
Mais...

Masers de larga escala em região de formação de estrelas

2006-04-20
O estudo da região de formação de estrelas W3(OH) com a rede de radiotelescópios MERLIN (Reino Unido) revelou cerca de 40 masers pontuais de metanol e filamentos gigantes, também com emissão maser de metanol, a formarem pontes entre os masers pontuais. Os maiores filamentos têm aproximadamente 460 mil milhões de quilómetros e são das primeiras estruturas de larga escala com emissão maser que se descobrem. O estudo detalhado desta nuvem de gás contribuirá para uma melhor compreensão de como se formam as estrelas de maior massa na nossa Galáxia.
Mais...

Primeiras imagens de Vénus pela Venus Express

2006-04-14
A missão Venus Express alcançou o seu destino - Vénus - esta semana e já começou a enviar imagens do planeta. Pela primeira vez, os cientistas puderam observar directamente o pólo sul de Vénus. Os instrumentos até agora utilizados foram a câmara VMC e o espectrómetro VIRTIS. Estas primeiras imagens foram obtidas a 200 mil quilómetros do planeta e mostram estruturas muito nítidas e com bastante detalhe do hemisfério sul de Vénus. A Venus Express só entrará na sua órbita final a 7 de Maio, que a levará entre 66 000 e 250 km de Vénus, numa órbita polar de 24 horas com pericentro a 80°N de latitude.
Mais...

Cientistas simulam dos campos magnéticos mais fortes do Universo

2006-04-11
A natureza das fulgurações de raios gama de curta duração é ainda um enigma, embora se suspeite da sua conexão com sistemas binários de estrelas de neutrões. Cientistas da Universidade de Exeter (Reino Unido) e da Universidade Internacioanal de Bremen (Alemanha) simularam a coalescência de duas estrelas de neutrões, tendo em conta a evolução do campo magnético. Um resultado surpreendente é que os campos magnéticos das estrelas de neutrões são amplificados por várias ordens de grandeza durante o primeiro mili-segundo da fusão, podendo atingir valores extremamente elevados, mais fortes do que tudo o que se conhece. Este facto vem apoiar a hipótese das fulgurações de raios gama de curta duração terem origem na colisão violenta de estrelas de neutrões.
Mais...

Raios-X revelam 250000 toneladas de água libertadas na colisão Deep Impact

2006-04-05
Quando o impactor da missão Deep Impact (NASA) colidiu com o cometa Tempel 1, uma enorme quantidade de vapor de água - cerca de 250000 toneladas - foi libertada pelo cometa para o espaço. Estes dados foram obtidos graças ao satélite Swift (NASA), que normalmente localiza e observa fulgurações de raios-X e que, tal como a maior parte dos telescópios, estava apontado para a colisão do Deep Impact, ocorrida em Julho de 2005. Este satélite monitorizou as emissões de raios-X do Tempel 1 antes e depois do impacto. Após a colisão, houve uma fulguração de raios-X que se prolongou durante 12 dias. As emissões de raios-X forneceram aos cientistas uma medida directa da quantidade de material ejectado durante o impacto.
Mais...

Membros do NUCLIO assistem a Eclipse Solar Total no Egipto

2006-04-03
No passado dia 29 de Março, quatro elementos do NUCLIO tiveram o privilégio de assistir no Egipto a um dos espectáculos naturais mais dramáticos e intensos que um ser humano pode presenciar: um eclipse solar total. A equipa do NUCLIO deslocou-se ao noroeste do Egipto, junto à fronteira com a Líbia, tendo estado bem junto da linha central da zona de totalidade deste eclipse, que só foi visto sob a forma parcial em Portugal. Os quatro elementos fizeram parte de um grupo de 15 portugueses e 2 franceses que se deslocou para a localidade egípcia de El-Sallum, a várias centenas de quilómetros do Cairo, junto ao Mediterrâneo. A chegada ao local registou-se ao início da noite do dia anterior ao eclipse após uma viagem de mais de 12h de autocarro a partir do Cairo, tendo a equipa ficado alojada no acampamento montado pelas autoridades egípcias e preparado para acolher as mais de 70000 pessoas que se deslocaram ao local vindas de todas as partes do mundo.
Mais...