Cientistas simulam dos campos magnéticos mais fortes do Universo

2006-04-11

A sequência de imagens mostra duas estrelas de neutrões magnetizadas em coalescência - simulação por computador. Crédito: Daniel Price (U/Exeter) and Stephan Rosswog (Int. U/Bremen).
As colisões de estrelas de neutrões
poderão produzir os campos magnéticos
mais fortes do Universo. Este é o resultado anunciado pelos cientistas Daniel Price, da Universidade de Exeter, Reino Unido, e Stephan Rosswog, da Universidade Internacional de Bremen, Alemanha.

Num artigo publicado no jornal Science, estes investigadores relatam como a simulação de colisões violentas entre estrelas
de neutrões
podem produzir um campo 1000 milhões de vezes mais intenso que o campo magnético da Terra. Este resultado tem implicações importantes no que diz respeito à produção de fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
de curta duração.

Os sistemas duplos de estrelas de grande massa
evoluem para sistemas duplos de estrelas de neutrões, que continuam a orbitar-se mutuamente até ao momento em que colidem e se fundem. Observações recentes têm levado os astrónomos a relacionar as fulgurações
de raios gama
de curta duração com a fusão
de um sistema binário de estrelas
sistema binário de estrelas
Designa-se por sistema binário de estrelas um sistema de duas estrelas que orbitam um centro de massa comum. Estrelas binárias são também usualmente designadas por estrelas duplas.
de neutrões. Mas para esta hipótese ser válida é necessário estabelecer se este processo cria campos magnéticos suficientemente fortes para produzir as fulgurações. As simulações da fusão de estrelas de neutrões até agora não tiveram em conta os campos magnéticos, pois o tratamento das equações da hidrodinâmica do processo é um enorme desafio numérico.

Agora, pela primeira vez, os cientistas conseguiram simular a evolução do campo magnético quando as estrelas de neutrões colidem. O resultado principal é a amplificação dos campos magnéticos das estrelas de neutrões, por várias ordens de grandeza, logo no primeiro mili-segundo após a fusão, o que indica que o campo produzido é suficientemente forte para desencadear fulgurações de raios gama de curta duração.

Os cientistas ficaram verdadeiramente surpreendidos com a rapidez com que estes campos magnéticos tão intensos podem ser gerados. Ainda mais incrível é o facto de a intensidade atingida pelo campo magnético nas simulações ser o limite mínimo da intensidade que pode ser realmente alcançada na natureza.

Para levarem a cabo esta simulação, os cientistas precisaram de meses de programação contínua, já que um super computador leva várias semanas a calcular apenas alguns milissegundos de uma colisão.

Animações da coalescência de duas estrelas de neutrões magnetizadas podem ser vistas em:

Fonte da notícia: http://www.exeter.ac.uk/news/magnetic.shtml