Comemorando os dezasseis anos do Hubble

2006-04-26

A galáxia M 82. A imagem é a composição de várias exposições separadas, conseguidas com o instrumento ACS do Hubble, usando diferentes filtros. Três desses filtros percorrem vários comprimentos de onda, e um isola a luz do hidrogénio. Crédito: NASA, ESA, and The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).
Para celebrar os dezasseis anos de sucessos do Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
as duas agências espaciais envolvidas, a NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
e a ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
, revelaram uma formidável imagem da galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
M 82. Trata-se de uma imagem panorâmica de grande abertura, a de maior resolução alguma vez obtida para esta galáxia, admirada pelo seu luminoso disco azul, pela malha de nuvens esfarrapadas e pelas brilhantes plumas de hidrogénio que se alastram a partir da região central.

No centro desta galáxia, estão a nascer estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
a uma velocidade 10 vezes superior à que se verifica em toda a Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
. Como resultado há, nesta região, uma enorme concentração de estrelas jovens imersas em gás e poeira, que geram um forte vento galáctico, capaz de comprimir gás suficiente para formar milhões de novas estrelas.

As jovens estrelas da M 82 encontram-se compactadas em enxames, pequenos, mas muito densos; estes, por sua vez, associam-se em grande número para formarem as manchas brilhantes que se observam nas zonas centrais da galáxia. Apenas as imagens de alta resolução conseguidas pelo Hubble permitem distinguir os enxames de estrelas nestes conglomerados. À volta do corpo da M 82, podem ver-se, em branco pálido, objectos que parecem estrelas desfocadas; a maior parte deles são, na realidade, enxames estelares, com diâmetros de aproximadamente 20 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
e que podem conter até cerca de um milhão de estrelas.

A elevada taxa de formação de estrelas que se verifica nesta galáxia é eventualmente auto-restritiva. Quando a produção se tornar demasiado grande, o material necessário para dar origem a novas estrelas acabará por ser totalmente consumido ou destruído, e o surto de formação de estrelas cessará. Isto deverá acontecer daqui a cerca de algumas dezenas de milhões de anos.

Localizada a 12 milhões de anos-luz da Terra, M 82 surge alta no céu boreal, na Primavera, na direcção da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Ursa Maior. É também conhecida como a Galáxia do Charuto, devido à forma elíptica produzida pela inclinação do seu disco de estrelas em relação à nossa linha de visão.

A observação relativa à imagem comemorativa dos 16 anos do Hubble foi feita com o canal de grande abertura do instrumento ACS - Advanced Camera for Surveys. Trata-se de um mosaico composto por seis imagens, que os astrónomos realizaram combinando exposições obtidas com quatro filtros de cor que capturam a luz desde o visível até a comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
do infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, assim como a luz proveniente dos filamentos de hidrogénio.

O Hubble foi lançado a 24 de Abril de 1990, a bordo do vaivém espacial Discovery. Em 16 anos de observações, o Hubble conseguiu aproximadamente 750000 exposições, explorando cerca de 24000 objectos celestes. Realizou 93500 viagens em torno do nosso planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
, percorrendo quase 3,86 mil milhões de quilómetros. Cerca de 4000 astrónomos de todo o mundo já usaram o telescópio para investigar o Universo.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/2006/14/image/a