Pergunte ao Astrónomo / FAQs

- Sistema Solar - Sol - Astronomia - Terra - Lua - Luz - Física - Telescópios -

O que faz com que a luz se refracta?
A refracção da luz resulta da interacção desta com a matéria que atravessa. A luz é absorvida e reemitida pelos átomos do meio que atravessa, podendo este facto alterar a direcção de propagação da luz.

Uma folha de papel branco refracta a luz?
Uma folha de papel branco irá reflectir e absorver a maior parte da luz. Muito pouca luz irá passar pela folha sendo refractada.

Quais são as cores do arco-íris?
As cores do arco-íris são o vermelho, cor de laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Correspondem a luz com comprimentos de onda específicos.

Quais são os nomes das regiões do espectro electromagnético completo?
O espectro electromagnético pode ser dividido em grandes regiões: rádio, microondas, infravermelho, visível, ultravioleta, raios-X e raios gama.

O que é um espectro luminoso?
Um espectro é a decomposição da luz em frequência/comprimento de onda.

Uma única cor corresponde sempre a uma única frequência luminosa?
Não. Algumas cores produzidas por pigmentos são o resultado da reflexão de vários comprimentos de onda.

Uma única frequência luminosa corresponde sempre a uma única cor?
Sim. Cada frequência corresponde a uma única cor.

A luz vermelha possui uma maior frequência do que a luz azul?
Não. A luz vermelha possui uma menor frequência do que a luz azul.

A luz vermelha possui um maior comprimento de onda que a luz azul?
Sim. A luz vermelha possui um maior comprimento de onda que a luz azul.

Um espelho prateado reflecte a luz azul e a luz vermelha na mesma direcção?
Um bom espelho reflecte todas as cores na mesma direcção.

Uma única lente refracte a luz azul e a luz vermelha na mesma direcção?
Uma única lente refracta a luz azul num ângulo superior àquele que refracta a luz vermelha. Este facto distorce as imagens produzidas por telescópios refractores simples. Algumas lentes compostas por vários elementos podem corrigir este tipo de problema.

Como se pode descobrir a frequência luminosa de um determinado comprimento de onda?
Para qualquer onda, o produto da frequência (f) pelo comprimento de onda (cdo) é igual à velocidade da onda. No caso da luz no vácuo, a velocidade é 300 000 km/s, ou seja, f = (3x108 m/s)/cdo.

Se perseguirmos um raio de luz, poderemos alguma vez vê-lo a propagar-se mais lentamente?
Segundo Einstein, a velocidade da luz é sempre a mesma independentemente da velocidade do observador.

Porque é que não observamos o efeito de Doppler na luz dos faróis de um carro que se aproxima de nós, vendo a luz proveniente deles a deslocar-se para o azul no espectro luminoso?
O efeito de Doppler depende da velocidade relativa entre a fonte e o observador. Se esta velocidade é muito menor do que a velocidade da onda, neste caso a luz, o efeito é muito pequeno.

O que é um fotão?
O fotão é uma partícula de luz.

Quanta energia é que um fotão transporta?
Planck descobriu que a energia de um fotão era proporcional à frequência (E=hf), em que h=6,025x10-34J/s é a constante de Planck.

Porque é que é improvável que a luz visível possa causar cancro de pele, independentemente do seu brilho, mas que a luz ultravioleta, mesmo que muito ténue, o possa provocar?
Cada fotão ultravioleta possui energia suficiente para alterar o DNA das células, pelo que, mesmo em pequenos números, podem causar mais efeitos negativos do que um número qualquer de fotões visíveis (sem energia suficiente para alterar o DNA).

Se observarmos a luz de uma estrela que esteja rodeada por uma nuvem de gás frio, será provável que observemos um espectro de absorção?
Uma nuvem de gás frio pode ser constituída por átomos, moléculas ou iões, que se encontram em estados de energia baixos. A absorção ocorre quando fotões com a energia exacta para colocar a partícula num estado de energia mais elevado interage com esta. A probabilidade de o espectro contínuo de uma estrela conter fotões com a energia exacta é elevada, o que torna provável observar-se um espectro de absorção quando esta atravessa uma nuvem de gás frio.

As cores de um espectáculo de fogo de artifício são devidas aos espectros de emissão?
As várias cores presentes nos fogos de artifício provêm da emissão de fotões de frequência muito específica por parte de átomos de metais presentes na composição dos fogos de artifício. Estes átomos são excitados devido à energia das explosões e a emissão da luz colorida ocorre quando os átomos voltam ao seu estado fundamental.

Como se utilizam os espectros de absorção e de emissão na determinação da composição química das estrelas?
Como as riscas e bandas de emissão e absorção são específicos de certos elementos ou compostos, servem na prática como "impressões digitais" da presença destes materiais.

Como pode um espectro ser utilizado para determinar a velocidade de uma estrela?
Se a estrela estiver a mover-se em relação a nós, as riscas presentes no seu espectro vão sofrer o efeito de Doppler. Comparando a posição das mesmas riscas no espectro da estrela com a posição obtida no laboratório, podemos determinar a velocidade com que a estrela se aproxima ou afasta de nós. Um desvio da posição das riscas na direcção de comprimentos de onda maiores (desvio para o vermelho) significa que a estrela se afasta, enquanto que um desvio na direcção contrária (desvio para o azul) significa que a estrela se aproxima.

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.