Pergunte ao Astrónomo / FAQs

- Sistema Solar - Sol - Astronomia - Terra - Lua - Luz - Física - Telescópios -

O que é a Astronomia? E a Astrofísica?
A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. A Astronomia moderna, utiliza muitas vezes a Física para compreender os fenómenos que se observam no Universo, designando-se então Astrofísica.

O que fazem os astrónomos?
Os astrónomos utilizam telescópios e sondas espaciais para efectuar observações e o computador para tratar os dados obtidos e fazer estudos teóricos. O dia a dia de um astrónomo é normalmente passado à frente de um computador. Por vezes desloca-se a observatórios astronómicos para fazer observações ou a conferências internacionais para apresentar os resultados dos seus estudos aos outros astrónomos.

Onde se encontra a esfera celeste?
A esfera celeste é o local onde vemos projectados as estrelas, planetas e restantes corpos celestes.

As estrelas movem-se na esfera celeste?
As estrelas movem-se muito pouco na esfera celeste e a sua posição relativa não varia muito ao longo dos anos, nem mesmo ao longo dos séculos.

Os planetas movem-se na esfera celeste?
Como os planetas se encontram muito mais próximos de nós do que as estrelas e porque orbitam o Sol, parecem mover-se dia após dia em relação ao fundo de estrelas.

O Sol move-se na esfera celeste?
À medida que a Terra precorre a sua órbita em torno do Sol, este parece mover-se em relação às estrelas. O Sol precorre a eclíptica num ano.

O que é a eclíptica?
É a curva formada pela intersecção do plano da órbita da Terra com a esfera celeste.

Como se define o equador da esfera celeste?
O equador celeste é definido pelo círculo resultante da intersecção do plano definido pelo equador da Terra com a esfera celeste.

Qual é a estrela mais próxima do pólo Norte celeste?
A estrela mais próxima do pólo Norte celeste é a Estrela Polar.

O que é a ascenção recta e a declinação?
A ascenção recta e a declinação são equivalentes na esfera celeste à longitude e à latitude, respectivamente, sobre a superfície da Terra.

Como se chama o ponto do equador da esfera celeste onde o Sol se encontra a 21 de Março?
O Sol passa pelo ponto Vernal em 21 de Março.

Em que unidades se mede a ascensão recta de uma estrela? E a declinação?
A ascenção recta de uma estrela mede-se normalmente em horas, minutos e segundos. O valor da ascenção recta varia entre 0h0m0s e 23h59m59s. A declinação de uma estrela mede-se em graus, minutos de arco e segundos de arco. O valor da declinação varia entre -90º0'0" e +90º0'0".

O que é a paralaxe estelar?
A paralaxe estelar é a variação de posição de uma estrela em relação a outras mais distantes devido ao movimento da Terra em torno do Sol.

Porque é que as paralaxes estelares são tão difíceis de medir?
Porque mesmo as estrelas mais próximas estão muito longe. Por este motivo, as paralaxes são normalmente muito pequenas, inferiores a 1 segundo de arco.

Vistas da Terra as estrelas parecem nascer a Leste ou a Oeste? E a Lua e os planetas?
Devido ao movimento de rotação da Terra, as estrelas, a Lua, o Sol e os restantes planetas parecem nascer a Este.

Porque é que Vénus nunca é visto a nascer logo após o pôr-do-sol?
Vénus encontra-se mais perto do Sol do que a Terra. Visto da Terra, Vénus nunca aparece mais afastado do Sol do que cerca de 90 graus.

Se a Terra gira em torno do Sol, porque é que Aristóteles não detectou as paralaxes estelares?
As estrelas estão muito mais distantes do que Aristóteles pensava.

O que é o parsec?
Unidade de medida de distâncias astronómicas igual a 206 265 unidades astronómicas (cerca de 3,26 anos-luz). O parsec é a distância à qual nos teríamos que colocar para ver a distância Terra-Sol com uma separação angular igual a 1 segundo de arco.

Qual a diferença entre período sideral e período sinódico?
O período sideral é o tempo que leva até as estrelas distantes serem vistas na mesma posição. O período sinódico é o tempo que decorre até o Sol voltar à mesma posição.

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.