Pergunte ao Astrónomo / FAQs

- Sistema Solar - Sol - Astronomia - Terra - Lua - Luz - Física - Telescópios -

Quando é que um planeta entra em movimento retrógrado?
Um planeta com órbita exterior à da Terra entra em movimento retrógrado quando a Terra "ultrapassa" esse planeta ao descrever a sua órbita anual em torno do Sol.

Quanto é uma unidade astronómica?
Uma unidade astronómica corresponde ao semi-eixo maior da órbita da Terra em torno do Sol: cerca de 150 milhões de quilómetros.

Qual é a idade aproximada do Sistema Solar?
O Sol e os planetas formaram-se há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

Porque é que é improvável que um planeta que possui um núcleo sólido tenha um grande campo magnético?
A existência de campos magnéticos intensos em torno de um planeta parecem resultar de um efeito de dínamo resultante da existência de um fluído condutor no interior do planeta.

Porque é que as atmosferas dos planetas jovianos são ricas em hidrogénio e hélio?
Os planetas jovianos contêm mais ou menos a mesma proporção de hidrogénio e hélio que o Sol, apresentando aproximadamente a composição química da nebulosa inicial a partir da qual todo o Sistema Solar se formou.

Quais são os planetas terrestres?
Os planetas terrestres são os 4 planetas pequenos, ricos em elementos pesados, que se encontram mais perto do Sol: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte.

Porque é que Mercúrio quase não possui atmosfera?
Mercúrio é muito quente e pequeno quando comparado com a Terra. Ambos os factores contribuem para que mesmo os gases com maiores massas possam escapar à atracção gravítica do planeta. O vento solar também contribui para "arrastar" qualquer partícula perto de Mercúrio.

Porque é que Vénus possui um efeito de estufa galopante?
A atmosfera de Vénus é muito rica em dióxido de carbono (CO2), cerca de 96%, que é um gás com um efeito de estufa muito forte.

O que é uma rotação retrógrada?
A rotação retrógrada indica que o planeta roda em torno do seu eixo no sentido contrário ao da maior parte dos planetas e satélites do Sistema Solar. Por exemplo, Vénus possui uma rotação retrógrada.

Existe água em Marte?
Parece seguro que existe gelo de água nas calotes polares de Marte. Também parecem existir evidências de que no passado longínquo existiu água líquida na superfície, o que não acontece actualmente.

O que poderá explicar o facto da atmosfera de Marte ser tão ténue comparada com a da Terra?
Marte tem uma massa muito pequena o que implica que a velocidade de escape é também pequena facilitando a "fuga" da atmosfera.

O que é a "Grande Mancha Vermelha" de Júpiter?
A Grande Mancha Vermelha é uma gigantesca tempestade na atmosfera de Júpiter.

Júpiter possui um campo magnético significativo?
Júpiter possui um campo magnético intenso, provavelmente com origem numa zona de hidrogénio líquido metálico que se supõe rodear o seu núcleo.

Porque terá a atmosfera de Júpiter tanto hélio se a nossa tem tão pouco?
O hélio foi afastado para as zonas exteriores do Sistema Solar pelo vento solar, logo após a formação do Sol. Este facto fez com que a Terra tenha evoluído numa zona com pouco hélio e, mesmo se algum fez parte da sua atmosfera, terá "fugido" devido à pequena velocidade de escape da Terra. No caso de Júpiter, nenhum destes factores o afectaram. Por este motivo Júpiter possui hélio (e hidrogénio) em proporções muito semelhantes às do Sol.

Porque é que o limite de Roche ajuda a explicar os anéis de Saturno?
Os anéis de Saturno estão dentro do limite de Roche do planeta. Este facto sugere que os anéis podem ter tido origem na "destruição" de pequenos corpos pelas forças de maré.

Quais os planetas que possuem anéis?
Todos os planetas jovianos possuem anéis, provavelmente porque as suas massas e tamanhos tornam provável que as forças de maré tenham "desfeito" pequenos corpos que tenham inicialmente orbitado estes planetas.

Porque é que Plutão não é um planeta joviano?
Plutão e o seu companheiro, Caronte, não possuem as características dos planetas jovianos: não são planetas gigantes gasosos. Actualmente conhecem-se muitos outros corpos com características muito semelhantes às de Plutão e Caronte e que constituem uma população de pequenos corpos que existem para lá de Neptuno, designados por objectos da cintura de Kuiper.

Quais são os planetas jovianos?
Os planetas jovianos, também designados por planetas gigantes gasosos são: Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.