Pergunte ao Astrónomo / FAQs


- Sistema Solar - Sol - Astronomia - Terra - Lua - Luz - Física - Telescópios -

De que tipo de material é composto o vento solar?
O vento solar é constituído essencialmente por protões e electrões, com uma pequena contribuição de iões de massa mais elevada.

Porque é que não podemos explicar a energia proveniente do Sol como sendo devida à contracção gravitacional?
A energia libertada pela contracção gravitacional de um Sol sem outras fontes de energia não seria suficiente para fazer o Sol brilhar durante 4,6 mil milhões de anos.

Qual é a diferença entre as zonas radiativa e convectiva no interior do Sol?
A zona radiativa no Sol transfere a energia gerada no núcleo para as regiões exteriores através de fotões que vão interagindo com os electrões e iões. A zona convectiva actua na zona exterior do Sol e transporta energia através da circulação de matéria a temperaturas diferentes.

Como é que as fulgurações solares nos afectam?
As fulgurações solares libertam partículas carregadas com grande energia. Estas partículas podem atingir a Terra, ou um astronauta no espaço.

O que é uma mancha solar?
As manchas solares estão associadas a intensos campos magnéticos e parecem escuras porque estão a uma temperatura ligeiramente inferior ao resto da superfície do Sol.

De que é feita a coroa solar?
A coroa solar faz parte da atmosfera do Sol e é constituída essencialmente por hidrogénio e hélio, possuindo também muitos outros elementos em elevado grau de ionização.

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.