Pergunte ao Astrónomo / FAQs


- Sistema Solar - Sol - Astronomia - Terra - Lua - Luz - Física - Telescópios -

Se a Lua nascer logo após o Sol se pôr, estará próxima de ser Lua Cheia ou Lua Nova?
Se a Lua nascer quando o Sol se está a pôr, estará perto da fase de Lua Cheia, pois a face iluminada da Lua estará quase totalmente voltada para a Terra.

Se a Lua for visível na vertical do observador (zénite) numa noite às 21:00 horas, na noite seguinte às 21:00 será visível a Leste ou a Oeste do zénite?
Como a Lua orbita a Terra em cerca de 29 dias na mesma direcção da rotação da Terra, cada dia à mesma hora a Lua está mais para Leste do que no dia anterior.

Porque é que as crateras existentes nos mares da Lua são, geralmente, mais recentes do que as existentes nas zonas altas?
Os mares da Lua são as zonas mais jovens da Lua. Qualquer cratera nestas zonas terá de ser relativamente recente. As zonas altas, sendo mais antigas apresentam crateras de todas as idades.

De onde vem toda a poeira existente na superfície da Lua?
A poeira na superfície da Lua resulta da fragmentação das rochas devido aos choques térmicos, choques com meteoroides e desintegração devido aos raios cósmicos.

Quanto tempo leva a Lua a rodar sobre o seu próprio eixo, vista de um ponto de referência imóvel relativamente às estrelas distantes?
A Lua demora 27,32 dias a orbitar a Terra se considerarmos o ponto de vista das estrelas distantes. Demora 29,53 dias a voltar à mesma posição em relação ao Sol do ponto de vista da Terra.

Porque é que não observamos um eclipse solar todos os meses?
A órbita da Lua é inclinada 5 graus em relação ao plano da eclíptica. O eclipse do Sol só pode ocorrer quando a Lua Nova coincide com a passagem da Lua pelo plano da eclíptica.

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.