Pergunte ao Astrónomo / FAQs


- Sistema Solar - Sol - Astronomia - Terra - Lua - Luz - Física - Telescópios -

Porque é que se diz que somos filhos das estrelas?
Inicialmente o Universo era constituído por apenas dois elementos: Hidrogénio e Hélio. Os átomos destes dois elementos são muito simples, pois o seu núcleo possui apenas um protão, no caso do Hidrogénio, e dois protões mais dois neutrões, no caso do Hélio. A vida, tal como a conhecemos, é constituída por compostos químicos com base no Carbono, que tem seis protões e seis neutrões no seu núcleo. Então de onde vieram os protões e neutrões adicionais? O carbono, tal como todos os restantes elementos químicos até ao Ferro, é produzido no núcleo das estrelas, através das reacções de fusão nuclear. Quanto aos restantes, mais pesados que o Ferro, ou seja, com mais partículas no seu núcleo, são, na sua quase totalidade, criados nas explosões das estrelas gigantes, a que se dá o nome de supernovas. Assim, podemos afirmar que somos filhos das estrelas, porque os átomos que nos compõem foram criados nas estrelas.

Quem efectuou as cuidadosas anotações, sobre as posições de Marte e de outros planetas, utilizadas por Kepler?
Foi Tycho Brahe quem efectuou observações astronómicas meticulosas, sem auxílio de telescópios, que permitiram a Kepler desenvolver a sua teoria.

A primeira Lei de Kepler coloca o Sol num dos focos de uma elipse para definir a órbita de um planeta. O que é colocado no outro ponto focal?
Não existe nada no outro foco da elipse.

Dada a Segunda Lei de Kepler, porque é que os planetas e os cometas se movem mais rapidamente quando se encontram perto do Sol?
A Segunda Lei de Kepler diz que em tempos iguais a linha que liga o planeta ao Sol percorre áreas iguais. Assim, quando a distância ao Sol é menor, o arco percorrido tem de ser maior, ou seja, a velocidade do planeta tem de ser superior.

Como pode a Terceira Lei de Kepler ser escrita P2=a3 sem que se apresentem quaisquer unidades?
A Terceira Lei de Kepler deveria ser escrita: (P/Pt)2=(a/at)3. Em que Pt e at representam o período de translação e a distância da Terra ao Sol. Esta expressão reduz-se a P2=a3 com P em anos e a em unidades astronómicas.

Como é que Galileu utilizou as luas de Júpiter para defender a perspectiva de Copérnico?
As 4 maiores luas de Júpiter movem-se em torno do planeta de forma muito semelhante ao que se passa com os planetas em torno do Sol. A grande vantagem em termos de observação é que o fazem com períodos curtos.

Porque é que as Leis de Newton são consideradas mais gerais e mais profundas do que as Leis de Kepler?
As Leis de Kepler podem ser deduzidas a partir das de Newton, mas o contrário não é verdade. Podemos ainda dizer que as Leis de Kepler descrevem "como" os planetas se movem e as Leis de Newton dizem "porque" se movem.

Newton explica porque é que a massa gravitacional de um corpo é a mesma que a sua massa inercial?
Não. Foi necessário esperar por Einstein e a sua Teoria da Relatividade Geral para compreender porque é que a massa gravitacional e a massa inercial de um corpo são proporcionais.

Negligenciando a fricção do ar, uma pedra grande cairia em direcção à Terra com a mesma aceleração que uma pedra pequena?
Se negligenciarmos a fricção do ar, todos os corpos (grandes e pequenos) caem com a mesma aceleração. Este facto é consequência da equivalência entre a massa gravítica e a massa de inercia, que surgem nas equações F=ma e F=GMm/r2.

Poderá um corpo acelerar sem alterar a sua velocidade?
Um corpo que muda a direcção da velocidade sem a alterar o seu valor encontra-se acelerado.

Os corpos abrandam e param sem que seja exercida qualquer força sobre eles?
Não. Qualquer alteração do estado de movimento de um corpo exige a aplicação de uma força (Primeira Lei de Newton).

Os planetas que se movem em órbitas circulares estão em aceleração?
Como um corpo em movimento circular está constantemente a mudar a direcção do seu movimento, encontra-se em movimento acelerado.

A constante gravitacional prevista na Lei da Gravidade de Newton alterou-se ao longo dos últimos milhares de milhões de anos?
O estudo da estrutura de galáxias distantes sugere que a constante gravitacional (G) não sofreu alterações mensuráveis, pelo menos, nos últimos 8 mil milhões de anos.

A força gravitacional entre dois electrões é muito maior do que a força eléctrica existente entre eles?
Não. A força eléctrica entre electrões é cerca de 1042 vezes mais forte do que a força gravítica entre os electrões.

Se a temperatura de um corpo quente for duplicada, em que factor mudará a frequência do pico da sua intensidade de radiação?
De acordo com a Lei de Wien, duplicar a temperatura implica reduzir a metade o comprimento de onda e portanto duplicar a frequência do pico da intensidade de radiação.

Se a temperatura superficial de uma estrela for o triplo da de uma outra estrela, qual a diferença na radiação emitida por estas duas estrelas?
De acordo com a Lei de Stefan, a segunda estrela emitirá 81 (34) vezes mais luz do que a primeira estrela.

Se uma nave espacial lançada da Terra atingir uma velocidade equivalente à velocidade de escape necessária para fugir à gravidade do nosso planeta, qual será a velocidade a que se moverá quando atingir uma grande distância relativamente à Terra?
Longe da Terra, a velocidade tenderia para zero.

O que são forças de maré?
As forças de maré resultam de diferenças na força gravítica a que pontos diferentes de um mesmo corpo estão sujeitos.

Se um corpo orbita o Sol com um eixo semi-maior de 9 UA, quantos anos levará a completar uma revolução em torno do Sol?
De acordo com a Terceira Lei de Kepler, P2=a3; sendo a=9 UA, vem P=27 anos.

O que é o efeito de estufa?
O efeito de estufa é o aquecimento de um gás confinado devido ao facto de ser transparente para a luz de frequência elevada, sendo opaco para as frequências mais baixas (infravermelho).

Não encontrou resposta para a sua dúvida? Não a esqueça!
A possibilidade de colocar novas questões encontra-se encerrada. A ausência de apoios e dificuldades em termos de disponibilidade por parte dos nossos colaboradores forçaram-nos a encerrar, esperamos que de forma temporária, o Pergunte ao Astrónomo.