Apontamentos Sobre a História da Astronomia em Portugal

"Aconselha-se aos professores e aos discípulos que associem ao estudo das ciências o da sua história"
Estatutos da Universidade de Coimbra (1772)

Um astrolábio maritimo feito em Lisboa por J. de Goes em 1608, agora no Museu de História da Ciência em Florença, Itália.
A Astronomia é uma das ciências mais antigas da Humanidade. A sua história, espalhada por milénios, pode contar o quão importante tem sido no desenvolvimento e avanço das civilizações. Grandes vultos da ciência do passado como Ptolomeu, Kepler e Galileu dedicaram uma importante parte das suas vidas ao estudo e compreensão dos fenómenos celestes.

Assim o conhecimento da história da Astronomia ajuda-nos também a entender a evolução do pensamento científico do Homem.

No conjunto de textos que com este se inicia, pretendemos abordar a evolução das ciências astronómicas em Portugal. Num entendimento pessoal, consideramos que a história da Astronomia portuguesa se pode dividir em três épocas: época dos descobrimentos (séc. XV e XVI); época dos observatórios (séc. XVIII e XIX); época da astrofísica (séc. XX).

A Astronomia nos descobrimentos foi alvo de intenso estudo durante o séc. XX por vários investigadores dos quais nos permitimos destacar Joaquim Bensaúde, Luis Albuquerque e Armando Cortesão. Ao contrário, dificilmente se encontram trabalhos historiográficos de síntese sobre a Astronomia portuguesa do séc. XVIII em diante. "Sobre a história e desenvolvimento da Astronomia em Portugal" de José Pereira Osório é um dos raros exemplos (1986, Academia de Ciências de Lisboa).

No entanto, é nossa convicção que esta escassez não poderá ser justificada pela ausência de aspectos historicamente e cientificamente relevantes. A criação dos Observatórios de Coimbra e Lisboa, o aparecimento da Astrofísica em Portugal em finais do séc. XIX e a participação portuguesa nas primeiras assembleias do IAU, são exemplos que merecerão estudo.

Assim esta aparente contradição serviu de motivação para que, desde há pouco mais de um ano, nos começássemos a interessar pela História da Astronomia em Portugal, em particular no período pós-descobrimentos. Contudo mandaria a prudência que, sendo um interesse tão recente, não nos aventurássemos já redacção de conteúdos sobre o assunto. Assim os textos que aqui nos propomos apresentar sintetizam informação de conhecimento geral, mais do que, naturalmente, o resultado de uma aturada investigação. Essa ficará para mais tarde.

O primeiro texto desta série de quatro serve de introdução ao tema e é consagrado a uma visão geral da evolução dos estudos astronómicos em Portugal desde a sua efectiva introdução no nosso País, no início do séc. XV até aos inícios do séc. XX, deixando o aprofundamento de alguns dos temas para os textos seguintes. Este texto resume a conferência por nós proferida na euro-conferência "Júpiter after Galileo and Cassini" em 21 de Junho de 2002 no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Nos segundo e terceiro textos abordaremos a criação dos Observatórios de Coimbra (séc. XVIII) e Lisboa (séc. XIX) pilares do desenvolvimento astronómico nacional.

No quarto e último texto apresentaremos, resumidamente, contornos da vida científica de alguns astrónomos que marcaram a ciência portuguesa.



Autoria:
João Fernandes
Professor do Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
Astrónomo do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra