A Astronomia dos Lusíadas de Luciano Pereira da Silva



Luciano Pereira da Silva (1864 - 1926)
A Astronomia dos Lusíadas consiste numa série de artigos publicados por Luciano Pereira da Silva entre 1913 e 1915 na Revista da Universidade de Coimbra. Neste seu trabalho, Luciano Pereira da Silva deixa completamente esclarecidas todas as referências à astronomia de Os Lusíadas, mostrando que ‘Camões tinha um conhecimento claro e seguro dos princípios da astronomia, como ela se professava no seu tempo’ e deduz que as ideias astronómicas de Camões são as do texto de Sacrobosco, com as modificações contidas nas notas de Pedro Nunes, ou seja, que o Tratado da Sphera de Pedro Nunes se pode considerar a principal fonte astronómica dos Lusíadas.

É ainda nesta obra que Luciano Pereira da Silva demonstra terem sido os portugueses os primeiros a identificarem a nova constelação Cruzeiro do Sul, em contraste com a opinião de Humboldt (1769-1859) que indica uma carta datada de 1515 e escrita pelo florentino Andrea Corsali como a mais antiga referência de sempre à constelação do Cruzeiro.

Com o presente Tema do Mês pretendemos dar a conhecer um pouco desta obra-prima de Luciano Pereira da Silva. Embora o livro não exista há muito tempo nas livrarias, ele está disponível on-line no sítio do Instituto Camões e merece a visita de todos nós.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:


Autoria:

Carlota Simões
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra

Referências:

[1] Álvaro Velho, Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama (1497-1499), com prefácio, notas e anexos de A. Fontoura da Costa, Agência Geral do Ultramar, Lisboa, 1940.

[2] Luciano Pereira da Silva, ‘ A Astronomia dos Lusíadas’, Revista da Universidade de Coimbra, Vol. II a IV (1913 a 1915), Sep.: Imprensa da Universidade, Coimbra, 1915,

[3] Luís de Camões, Os Lusíadas, Porto Editora, 1977.