Planeta Vénus

Imagem artística da Venus Express em torno do planeta Vénus. Créditos: ESA.
Depois da Lua, o planeta Vénus é o corpo celeste mais próximo do Planeta Terra. Esta proximidade faz de Vénus um apetecível alvo para a pesquisa planetárias. Mas não é apenas em termos de distância que Vénus está próximo da Terra, mas também a nível da sua caracterização física: os dois planetas têm aproximadamente o mesmo tamanho e densidade média. As maiores diferenças são: a ausência de um satélite natural, a sua rotação retrógrada e ausência de campo magnético. Internamente Vénus aparenta ter um vulcanismo mais activo que a Terra, e possivelmente como resultado, uma atmosfera extraordinariamente densa e uma superfície extremamente quente que excedem as previsões que os modelos para planetas semelhantes ao nosso.
As semelhanças entre Vénus e Terra podem dar-nos pistas para a compreensão do passado e futuro do nosso planeta. Enquanto as diferenças dizem-nos que há aspectos cruciais na formação do sistema solar e da evolução planetária, que presentemente ainda não conseguimos compreender e explicar.
A missão europeia Venus Express está presentemente a orbitar o planeta Vénus, algumas das questões que presentemente temos sobre Vénus vão ser respondidas no futuro próximo.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:

Autoria:

Pedro Russo