O que há em Marte?

Imagem artística do globo de Marte no presente (à esquerda) e há 3500 milhões de anos (à direita). Créditos: Space4Case.
Haverá água em Marte? Terá havido vida em Marte? Estas são as questões que, pelo menos durante as últimas décadas, maior interesse global suscitaram sobre este planeta.

Várias são as missões espaciais pensadas com o propósito de resolver o grande enigma marciano; ao fim das já 38 dirigidas a este planeta (entre as bem sucedidas e as falhadas) ninguém consegue ainda responder de forma clara ao que todos esperam.

Identificaram-se “apenas” traços da existência prévia de água líquida assim como de eventuais condições favoráveis, no passado, à existência de vida. No entanto, muito se tem descoberto acerca da evolução geológica e geofísica de um planeta telúrico; a existência de um campo magnético peculiar, de um vulcanismo com dimensões que desafiam o nosso conhecimento e de registos sedimentares que implicam taxas de formação e de erosão superiores aos domínios existentes na Terra. É sobre estes três conteúdos que se vai focar este Tema do Mês. Na última parte tentaremos compreender porque, apesar do conhecimento cada vez mais profundo da geofísica marciana, continuamos a não obter uma resposta clara às duas questões iniciais.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:

Autoria:

Ana Rita Baptista
Institut de Physique du Globe de Paris e Centro de Geociências da Universidade de Coimbra