Os segredos revelados pela Stardust

2006-12-22
A missão Stardust (NASA) regressou à Terra há onze meses, trazendo as primeiras amostras de um cometa recolhidas no espaço. Alguns resultados preliminares do estudo das partículas do cometa Wild 2 foram publicados em 7 artigos na revista Science na semana passada. A investigação da mineralogia e da química orgânica das amostras revela que a poeira do cometa parece ser uma mistura de partículas que claramente se formaram em locais diferentes, talvez em alturas diferentes, e certamente em condições muito distintas. O estudo destas amostras será matéria de trabalho durante alguns anos.

Retrato de um berçário estelar

2006-12-22
O ESO publicou uma imagem espantosa da nebulosa da Tarântula, onde uma teia de gás e estrelas, vasta e intrincada, nos mostra como e onde as estrelas nascem. A imagem foi obtida no observatório de La Silla, no Chile, pelo telescópio de 2,2 m (ESO/MPG), com a câmara WFI, e cobre um grau no céu. O complexo, designado por 30 Doradus, é a maior nebulosa de emissão do céu e pode ser vista no céu austral, a 170 mil milhões de anos-luz de nós, na Grande Nuvem de Magalhães.

Estrela de massa extrema é afinal um sistema estelar

2006-12-15
O enxame de estrelas Pismis 24, que se encontra no centro da nebulosa de emissão NGC 6357, possui um objecto que se julgava tratar de uma estrela de massa muito elevada, talvez a estrela de maior massa que se conhecia. Imagens do Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA) conseguiram separar esse objecto em duas estrelas. Observações adicionais, realizadas com espectrógrafos em telescópios terrestres, vieram ainda mostrar que uma dessas estrelas é um binário.

Uma nova visão do Sol

2006-12-12
Chegaram até nós as primeiras imagens do satélite Solar HINODE (Solar-B). Lançado a 22 de Setembro deste ano pela Agência de Exploração Espacial Japonesa (NAOJ), o HINODE promete mudar a visão e aprofundar o conhecimento que temos sobre a nossa estrela. O sofisticado satélite está equipado com três modernos telescópios solares que observam em diferentes comprimentos de onda do espectro: um telescópio óptico (SOT), um telescópio de raios-X (XRT) e um espectrómetro de imagem no ultravioleta extremo.

Descoberta de raios gama emitidos da vizinhança do horizonte de um buraco negro

2006-12-07
A colaboração internacional H.E.S.S. anunciou a descoberta de variabilidade rápida em raios gama de energia muito alta a partir da galáxia elíptica gigante M87. A detecção destes fotões de raios gama a partir de um dos objectos extragalácticos mais famosos do céu já era esperado, dados os vários locais potenciais de aceleração de partículas dentro da M87. Muito mais surpreendente foi a descoberta de variações drásticas de fluxo de raios gama em escalas temporais de dias. Estes resultados, pela primeira vez, excluem todas as opções possíveis de locais de produção de raios gama, a não ser os arredores de um buraco negro de massa elevada que está situado no centro da M87.

Imagens do solo de Marte sugerem a presença recente de água

2006-12-07
Fotografias da Mars Global Surveyor, sonda da NASA, revelam depósitos recentes em duas ravinas de Marte que sugerem a presença de sedimentos carregados por água há menos de sete anos. Estas observações são a mais forte evidência até à data de que água ainda flui ocasionalmente na superfície do planeta.