Estrela de massa extrema é afinal um sistema estelar

2006-12-15

Pismis 24 e NGC 6357, pelo Hubble. Crédito: NASA, ESA & ,J. Maíz Apellániz (IAA).
O pequeno enxame de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
Pismis 24 fica no núcleo da enorme nebulosa de emissão
nebulosa de emissão
As nebulosas de emissão são nebulosas de gás interestelar quente. O gás é aquecido pela radiação ultravioleta de estrelas vizinhas. Estas nebulosas estão geralmente associadas a locais de formação de estrelas.
NGC 6357, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Escorpião, a cerca de 8000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de nós. Algumas estrelas deste enxame têm massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
muito elevado e são fortes emissores de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
.

O objecto mais brilhante deste enxame, designado por Pismis 24-1, foi tomado como uma estrela de massa extrema, talvez com 200 a 300 massas solares
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
. Estes valores para a sua massa torná-lo-iam na estrela de massa mais elevada que se conhece e obrigaria a rever a teoria estelar, pois esta impõe um limite superior de massa a cerca de 150 massas solares.

Imagens de alta resolução obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) vieram mostrar que Pismis 24-1 é, na verdade, um binário de duas estrelas com cerca de 100 massas solares cada uma.

Observações adicionais, nomeadamente a espectroscopia realizada por telescópios em Terra, vieram revelar que afinal uma das estrelas é ela própria um binário. Mas é um binário tão compacto que nem o Hubble consegue resolver as suas componentes.

Pismis 24-1 é um sistema de 3 estrelas. E apesar destas estrelas serem de massa muito elevada, nenhuma bate o limite imposto teoricamente.

A imagem que se mostra aqui foi obtida pela câmara ACS, do Telescópio Espacial Hubble, em Abril de 2006, por uma equipa liderada por J. Apellániz (Instituto de Astrofísica da Andaluzia).

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2006/54/image/a/