Alterações Climáticas: O Caso de Portugal
No entanto, esta influência antropogénica sobre o ambiente do planeta Terra acarreta alguns contratempos. Os subprodutos da actividade humana (e.g. industria, agricultura, lazer), assim como a alteração física dos solos e ecossistemas que habitamos, têm aumentando substancialmente os níveis de contaminação e poluição um pouco por todo o planeta. As consequências de tais actividades reflectem-se em todas as vertentes da biosfera terrestre, incluindo a litosfera, hidrosfera e a atmosfera, com repercussões conhecidas sobre a nossa própria saúde e qualidade de vida.
Nesta longa linha de alterações provocadas sobre o ambiente terrestre encontramo-nos actualmente perante uma situação (ou problema) cuja dimensão, resultados esperados e incertezas, a tornam uma das mais apaixonantes, debatidas e analisadas temáticas do nosso tempo. Refiro-me à problemática das Alterações Climáticas globais neste início do século XXI, cujos potenciais efeitos sobre o nosso planeta e, desta forma, sobre a nossa moderna sociedade poderão alterar a experiência e a vivência no planeta terra durante muitas gerações de seres humanos.
Durante este mês iremos analisar a potencial influência das Alterações Climáticas globais sobre o desenvolvimento socio-económico de Portugal, identificando os potenciais impactos a nível nacional/regional e eventuais medidas de adaptação a serem consideradas no caso de pretendermos minimizar os impactos negativos e aproveitar as oportunidades que venham a surgir.
Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:
- Introdução
- Cenários Futuros para Portugal
- Impactos das Alterações Climáticas em Portugal
- Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal
Autoria:
Tiago Capela Lourenço
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
SIM-IDL