Alterações Climáticas: O Caso de Portugal


A influência do ser humano no ambiente que o rodeia não é novidade. A nossa estratégia enquanto humanidade passou sempre por adaptar o ambiente envolvente às nossas necessidades. Desta forma, o meio ambiente original é manipulado, passando a apresentar não só as suas componentes naturais mas também os elementos culturais que servem de suporte às nossas actividades.


No entanto, esta influência antropogénica sobre o ambiente do planeta Terra acarreta alguns contratempos. Os subprodutos da actividade humana (e.g. industria, agricultura, lazer), assim como a alteração física dos solos e ecossistemas que habitamos, têm aumentando substancialmente os níveis de contaminação e poluição um pouco por todo o planeta. As consequências de tais actividades reflectem-se em todas as vertentes da biosfera terrestre, incluindo a litosfera, hidrosfera e a atmosfera, com repercussões conhecidas sobre a nossa própria saúde e qualidade de vida.


Nesta longa linha de alterações provocadas sobre o ambiente terrestre encontramo-nos actualmente perante uma situação (ou problema) cuja dimensão, resultados esperados e incertezas, a tornam uma das mais apaixonantes, debatidas e analisadas temáticas do nosso tempo. Refiro-me à problemática das Alterações Climáticas globais neste início do século XXI, cujos potenciais efeitos sobre o nosso planeta e, desta forma, sobre a nossa moderna sociedade poderão alterar a experiência e a vivência no planeta terra durante muitas gerações de seres humanos.


Durante este mês iremos analisar a potencial influência das Alterações Climáticas globais sobre o desenvolvimento socio-económico de Portugal, identificando os potenciais impactos a nível nacional/regional e eventuais medidas de adaptação a serem consideradas no caso de pretendermos minimizar os impactos negativos e aproveitar as oportunidades que venham a surgir.


Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:


Autoria:

Tiago Capela Lourenço
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
SIM-IDL