Cosmo-Egiptologia
Ao pensarmos "Egipto", vem-nos logo à memória uma imagem redutora de uma pirâmide com os preços de uma viagem de pensão completa ou semi-completa para duas pessoas com direito a passeio de barco pelo Nilo. Mas o Egipto é mais do que um simples postal... para além dessa visão, existe um mundo complexo de crenças que influenciaram todo o conceito científico, existem as fundações da nossa consciência enquanto seres... as bases da nossa ciência, da nossa escrita e da nossa arte.
Viajar pela consciência egípcia, é viajar num mundo repleto de simbolismos, num mundo em que o Sol e o Nilo regentes de toda a existência davam largas a imaginação fértil do homem.
A Astronomia egípcia nasce de toda uma preocupação cosmogónica da continuidade, nasce para dar resposta ao inexplicável, a existência de deuses e de um porquê qualquer... mas sempre com uma consciência crítica e científica.
O Egipto é hoje uma riqueza de saberes para quem procura juntar todas as peças de um puzzle ainda demasiado desconhecido.
Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:
- A Cosmogonia Egípcia
- As Pirâmides do Egipto
- Os primeiros relógios estelares e os tectos astronómicos
- O templo de Hator em Dendera: uma porta para os céus
Autoria:
José Pimentão
CAAUL