Os Mundos de Júpiter

Montagem com Júpiter e os seus principais satélites: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Crédito: NASA.
O assunto que vai ser apresentado no Tema do Mês não é Júpiter. O maior dos planetas do Sistema Solar é, sem dúvida, um objecto interessante para muita gente, de astrofísicos a astrónomos amadores, passando por cientistas planetários. Mas é difícil falar de geologia planetária quando a existência de uma superfície rochosa é pouco mais que hipotética - e se ela existir, estará muito provavelmente para sempre fora do alcance directo da curiosidade humana. O gigante Júpiter tem no entanto à sua volta um verdadeiro mini-Sistema Solar, com muitos e variados motivos de interesse, mesmo (ou sobretudo) para geólogos.
E são os mundos de Júpiter, particularmente os quatro satélites descobertos por Galileu, o verdadeiro Tema deste mês, que se vai desenvolver ao longo das próximas cinco semanas.
Na primeira parte faremos uma introdução ao planeta e ao seu conjunto de luas e anéis. Focaremos depois a nossa atenção nesses quatro mundos distantes e fascinantes: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Cada um deles será o objecto de uma das partes deste pequeno trabalho. Finalmente, falaremos um pouco do muito que ainda há por descobrir, e dos planos que se desenham para a exploração futura do sistema joviano.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:

Autoria:

José Saraiva