Hubble eXtreme consegue a mais longínqua imagem do céu nocturno

2012-09-26
O Telescópio Espacial Hubble acaba de se superar a si próprio, conseguindo a imagem mais profunda de sempre do Universo. Esta nova imagem é na realidade a compilação do trabalho realizado ao longo dos últimos dez anos, uma vez que o eXtreme Deep Field, ou XDF, foi montado através da combinação de 10 anos de observações, com mais de 2 milhões de segundos de tempo de exposição, apontando para um pedaço de céu no centro do original Hubble Ultra Deep Field de 2004.
Mais...

Competição “Cientista da Cassini por um dia” – Edição 2012

2012-09-25
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do concurso “Cientista da Cassini por um dia”. Esta competição pretende dar a todos participantes a experiência de como é ser-se cientista da Cassini. Todos os alunos dos 10 aos 18 anos são convidados a submeter uma composição de 500 palavras a explicar a sua escolha de entre três alvos a serem observados pela sonda Cassini que orbita o planeta Saturno. Transforma-te num cientista da Cassini por um dia!
Mais...

Câmara digital mais poderosa do mundo regista primeiras imagens em busca de energia escura

2012-09-18
A constante busca de energia escura tem agora um novo aliado: a Dark Energy Camera, acoplada ao telescópio de 4 metros Victor M. Blanco do Observatório Interamericano de Cerro Tololo (Chile). A câmara de 570 megapixéis, o culminar de oito anos de engenharia, já conseguiu as suas primeiras imagens, capturando a luz de estruturas cósmicas a dezenas de milhões de anos-luz de distância.
Mais...

A energia escura é real, dizem os astrónomos

2012-09-13
De acordo com uma equipa de astrónomos da Universidade de Portsmouth e da Universidade LMU de Munique, a energia escura, a substância misteriosa que se pensa estar a acelerar a expansão do Universo, existe realmente. A probabilidade de existência é de 99,996%, uma garantia semelhante à da descoberta do bosão de Higgs.
Mais...

Estará Tritão a esconder um oceano subterrâneo?

2012-09-07
Tritão, a maior lua de Neptuno é provavelmente um objecto capturado da Cintura de Kuiper. A captura de desta lua gelada e o subsequente controlo da sua órbita poderá ter levado à formação de um oceano subsuperficial, através de fenómenos como a geração de calor por forças de maré. Uma nova pesquisa sugere que esse oceano poderia ainda existir hoje.
Mais...