Missão Kepler descobre sistema planetário a orbitar um par de estrelas

2012-08-29
A 4900 anos-luz da Terra, na constelação do Cisne, há um sistema solar com dois planetas que orbitam um sistema binário. A descoberta, realizada pela Missão Kepler da NASA e publicada na edição desta semana da revista Science, mostra que é possível a formação e a sobrevivência de mais de um planeta em torno de uma estrela binária.
Mais...

Enxame da Fénix bate recorde no ritmo de formação de estrelas

2012-08-16
O distante enxame de galáxias Fénix, uma das maiores e mais brilhantes estruturas alguma vez descoberta, está a formar estrelas a um ritmo sem precedentes. Observações realizadas com o Observatório Chandra e com outros observatórios podem obrigar os astrónomos a repensar a forma como estas estruturas colossais e as galáxias que as habitam evoluem.
Mais...

O vermelho é o novo preto no céu nocturno

2012-08-02
A poluição luminosa está a mudar a cor do céu nocturno nas áreas urbanas. Graças a um protótipo desenvolvido para observar as diferenças no brilho do céu nocturno, um grupo de cientistas concluiu que o crescente uso de lâmpadas LED na iluminação pública está a tornar a cor do céu nocturno mais azul. No entanto, em noites de céu nublado, é o brilho da luz vermelha que é aumentado 18 vezes contra um aumento de 7 vezes da luz azul.
Mais...