Enxame da Fénix bate recorde no ritmo de formação de estrelas

2012-08-16

Em cima: O enxame de galáxias Fénix. Esta imagem composta inclui uma imagem de raios-X do Chandra (roxo), uma imagem óptica do telescópio Blanco (vermelho, verde e azul) e uma imagem ultravioleta do GALEX (azul). Os dados do Chandra mostram gás quente no enxame e as imagens ópticas e UV mostram galáxias no enxame e em partes próximas do céu. Crédito: Chandra X-Ray Observatory Center / NASA / CXC / MIT / M McDonald. Em baixo: Ilustração representando a galáxia central. Crédito: NASA/CXC/M.Weiss.
Os astrónomos descobriram um extraordinário enxame de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, um dos maiores objectos do universo, que está a quebrar vários recordes cósmicos. Observações do enxame de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
Fénix, realizadas com o Observatório Chandra
Chandra X-ray Observatory
O observatório de raios-X Chandra, lançado em 1999, faz parte do projecto dos Grandes Observatórios Espaciais da NASA. O seu nome homenageia Subrahmanyan Chandrasekhar, Prémio Nobel da Física em 1983. O Chandra detecta fontes de raios-X a milhares de milhões de anos-luz de nós. Observar em raios-X é a única forma de observar matéria muito quente, a milhões de graus Célsius. O Chandra detecta raios-X de regiões de alta energia, como por exemplo remanescentes de supernovas.
de Raios-X da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, com o Telescópio do Pólo Sul da National Science Foundation e com outros oito observatórios podem obrigar os astrónomos a repensar a forma como estas estruturas colossais e as galáxias que as habitam evoluem.

No enxame da Fénix estão a formar-se estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
à mais elevada taxa já observada no meio de um enxame de galáxias. Este objecto é também um produtor de raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
poderoso, mais que qualquer outro enxame conhecido, e um dos de maior massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
. Os dados também sugerem que a taxa de arrefecimento de gás quente nas regiões centrais do enxame é a maior já observada.



O enxame da Fénix está localizado a cerca de 5,7 mil milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
da Terra. O seu nome deve-se não apenas à constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
em que está localizado, mas também às suas propriedades notáveis.

"Enquanto as galáxias no centro da maior parte dos enxames podem ter estado adormecidas durante milhares de milhões de anos, a galáxia central neste enxame parece ter voltado à vida com uma nova explosão de formação estelar", observou Michael McDonald, investigador do Hubble no MIT e autor do artigo publicado na edição de 16 de Agosto da revista Nature. "A mitologia da Fénix, um pássaro que renasce das cinzas, é uma óptima maneira de descrever este objecto renascido."

Como outros enxames de galáxias, a Fénix contém um vasto reservatório de gás quente, que por si só contém mais matéria normal - matéria não escura - que todas as galáxias do enxame juntas. Este reservatório pode ser detectado apenas com telescópios de raios-X, tais como Chandra. A ideia que prevalecia era a de que este gás quente deveria arrefecer ao longo do tempo e cair na direcção da galáxia no centro do enxame, formando um grande número de estrelas. No entanto, a maioria dos enxames de galáxias formaram muito poucas estrelas durante os últimos milhares de milhões de anos. Os astrónomos consideram que o buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
na galáxia central de um enxame bombeia energia para o sistema, impedindo que o arrefecimento do gás provoque uma explosão de formação de estrelas.

O conhecido enxame de Perseus é um bom exemplo de um buraco negro que lança energia para o sistema impedindo que o gás arrefeça para formar estrelas a uma taxa elevada. Explosões repetidas na forma de jactos poderosos saindo do buraco negro no centro de Perseus criaram cavidades gigantescas e produziram ondas de som, incrivelmente profundo e grave, o que, por sua vez, mantém a gás quente.



"Pensávamos que estes sons muito profundos podiam ser encontrados em enxames de galáxias em toda a parte", disse o co-autor Ryan Foley, investigador do Clay no Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts. "O enxame Fénix mostra-nos que não é este o caso – ou que, pelo menos, há ocasiões em que a música essencialmente pára. Os jactos vindos do buraco negro gigante no centro do enxame não são, ao que parece, suficientemente poderosos para impedirem que o gás do enxame arrefeça.”

Com o seu buraco negro a não produzir jactos suficientemente poderosos, o centro do enxame da Fénix está repleto de estrelas que se estão a formar cerca de 20 vezes mais depressa que no enxame de Perseus. Esta taxa é a mais alta observada no centro de um enxame de galáxias, mas não a mais alta observada no Universo. No entanto, as maiores taxas de formação de estrelas localizadas fora de enxames são apenas cerca de duas vezes superiores.



O ritmo frenético do nascimento de estrelas e arrefecimento do gás no enxame da Fénix está a fazer com que a galáxia e o buraco negro aumentem de massa muito rapidamente - uma fase importante que os investigadores prevêem ser relativamente curta.



"A galáxia e seu buraco negro estão a passar por um crescimento insustentável", disse o co-autor Bradford Benson, da Universidade de Chicago. "Esta taxa de crescimento não pode durar mais de uma centena de milhões de anos. Caso contrário, a galáxia e o buraco negro tornar-se-iam muito maiores do que os seus equivalentes no universo próximo."

O que é notável é que o enxame da Fénix e a sua galáxia central, com o buraco negro de grande massa, já estão entre os objectos de maior massa deste tipo que se conhecem. Devido ao seu enorme tamanho, os enxames de galáxias são objectos cruciais para o estudo da cosmologia e da evolução das galáxias, pelo que encontrar um de propriedades extremas, como o enxame da Fénix, é importante.



"Esta espectacular explosão de formação de estrelas é uma descoberta muito importante, porque sugere que devemos repensar a forma como crescem as galáxias de grande massa nos centros dos enxames ", disse Martin Rees da Universidade de Cambridge, um especialista de renome mundial em cosmologia que não esteve envolvido no estudo . "O arrefecimento do gás quente pode ser uma fonte de estrelas muito mais importante do que se pensava."

O enxame da Fénix foi originalmente detectado pelo Telescópio do Pólo Sul da National Science Foundation e mais tarde foi observado em luz visível
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
pelo Observatório Gemini
Observatório Gemini
O Observatório Gemini é constituído por dois telescópios idênticos de 8,1 metros, um no Observatório de Mauna Kea, no Havai (Gemini Norte) e outro no Cerro Pachón, no Chile (Gemini Sul). As localizações estratégicas dos telescópios providenciam uma cobertura total do céu do Norte e do Sul. O Gemini é um consórcio internacional entre os Estados Unidos da América, o Reino Unido, o Canadá, o Chile, a Austrália, a Argentina e o Brasil, e é operado pela AURA.
, o telescópio Blanco de 4 metros e o telescópio Magalhães, todos no Chile. O gás quente e a sua taxa de arrefecimento foram estimados a partir dos dados do Chandra. Para medir a taxa de formação de estrelas no enxame da Fénix, foram utilizados vários telescópios espaciais, incluindo o Wide-field Infrared Survey Explorer e o Galaxy Evolution Explorer, da NASA, e o Herschel da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/home/hqnews/2012/aug/HQ_12-278_Chandra_Phoenix_Cluster.html