Exoplanetas descobertos à volta de uma estrela que não devia possuir planeta

2007-05-25
Uma equipa de astrónomos da Universidade do Texas em Austin descobriu um sistema de dois planetas do tipo Júpiter a orbitar uma estrela cuja composição química é muito pobre em elementos químicos pesados. De acordo com as actuais teorias de formação de planetas, estrelas deste tipo não deviam formar planetas à sua volta. As observações foram realizadas com o Telescópio HET, de 9,2m, no Observatório McDonald.
Mais...

NGC 6240: detalhes da colisão de duas galáxias

2007-05-18
Observações realizadas com o Telescópio KeckII (Caltech/NASA), utilizando óptica adaptativa, revelaram a localização exacta de um par de buracos negros que se encontram no centro de uma colisão de duas galáxias, a 300 milhões de anos-luz. As observações no infravermelho desta fusão de galáxias, catalogada NGC 6240, mostraram que cada um dos buracos negros se encontra no centro de um disco de estrelas em rotação e está envolto por uma nuvem de enxames de estrelas jovens, resultado da fusão das galáxias.
Mais...

Câmara de infravermelhos portuguesa integra um dos maiores telescópios do mundo

2007-05-04
A câmara de infravermelhos CAMCAO, construída por um consórcio português liderado pelo Laboratório SIM da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com participação do LIP-Coimbra e INETI, recebeu os primeiros fotões no VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul (ESO), um dos maiores telescópios do mundo. A CAMCAO faz parte integrante de um complexo sistema destinado a validar uma técnica inovadora de óptica adaptativa, a MCAO, que se pretende utilizar no futuro, com a 2ª geração de instrumentos do VLT e com a próxima geração de grandes telescópios, como o ELT (Extremely Large Telescope).
Mais...