Algumas imagens da colisão da Deep Impact obtidas pelo ESO

2005-07-08
O impactor da missão Deep Impact colidiu, como previsto, com o cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
Tempel 1, no dia 4 de Julho, pelas 6h52 (hora de Lisboa). O acontecimento foi seguido, não só pelos telescópios a bordo da nave principal e do impactor, mas também por telescópios espaciais e em Terra. Eis algumas das imagens do Tempel 1 capturadas pelo ESO
nos observatórios do Paranal e de La Silla. Como estes se situam no Chile, à hora do impacto, o cometa já se tinha posto. Por isso, as observações só se realizaram algumas horas depois da colisão.

Imagem do cometa Tempel 1 obtida pelo Telescópio Antu, de 8 m, do VLT
(ESO), com o instrumento multimodal FORS2. O facto da pluma não ser uniforme indica que é constituída por partículas de diferentes dimensões. Crédito: ESO.

Imagens do cometa Tempel 1 obtidas antes e após o impacto pelo Telescópio de 3,6 m em La Silla, com o instrumento de infravermelhos
TIMMI2. Estas observações mostraram que o cometa, algumas horas após a colisão, era duas a três vezes mais brilhante no infravermelho do que antes do impacto. Crédito: ESO.

Imagem do cometa no infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
(banda J
banda J
A banda (ou filtro) J situa-se no domínio do infravermelho próximo, centrada no comprimento de onda de 1,25 mícrones e com uma largura de aproximadamente 0,3 mícrones.
), obtida pelo SOFI no Telescópio NTT, em La Silla, algumas horas após o impacto. Crédito: ESO.

Pode encontrar mais informação sobre a missão Deep Impact no Portal:
notícias de 8/07/2005, 4/07/2005, 4/07/2005 e 1/07/2005
e nos sites oficiais da NASA

e do Laboratório de Propulsão a Jacto