Sucesso: Deep Impact colide com Tempel 1!

2005-07-04

Como previsto, o impactor da missão Deep Impact colidiu com o cometa Tempel 1 a 4 de Julho, pelas 7h52 (hora de Lisboa). As primeiras imagens chegaram minutos depois. Esta imagem da colisão foi obtida pela câmara de média resolução (MRI) a bordo da nave principal, que seguiu a colisão do impactor a cerca de 500 km do cometa. Crédito: NASA/JPL-Caltech/UMD.
As primeiras imagens da colisão da missão Deep Impact (NASA
) com o cometa
Tempel 1 já estão aí! Como previsto, o impactor da Deep Impact, lançado ontem pela nave principal às 7h07 (hora de Lisboa) ao encontro do cometa, colidiu em cheio com o Tempel 1 hoje, pelas 7h52 (hora de Lisboa); minutos depois, chegavam à Terra imagens do impacto.

As 24 horas que decorreram após a libertação do impactor foram extremamente activas. As manobras da nave principal, os últimos testes da nave principal e do impactor, e a verificação das imagens do cometa ocuparam a equipa durante 22 horas. Depois, o impactor entrou no modo autónomo, para as suas últimas duas horas de vida. As três manobras que ele efectuou foram no horário previsto: a 90, 35 e 12,5 minutos antes do impacto. À velocidade de 10 km/s, o impactor enviou observações da sua aproximação ao cometa até 3 segundos antes do impacto!

A nave principal, a cerca de 500 km do Tempel 1, observou com os seus dois instrumentos a aproximação e a colisão do impactor com o cometa. Catorze minutos após a colisão, a nave principal deixou de recolher dados para adoptar uma postura defensiva, com escudos que a protegeram da poeira da cabeleira do cometa
cabeleira de um cometa
A cabeleira (ou coma) de um cometa é uma nuvem de gás e poeira que circunda o núcleo do cometa e cujo diâmetro pode atingir os milhões de quilómetros. A cabeleira só se forma quando o cometa se aproxima do Sol, a distâncias inferiores à órbita de Júpiter, pois é quando o calor do Sol é suficiente para sublimar parte do gelo do núcleo. A cabeleira e o núcleo formam a cabeça do cometa.
. Às 7h32 terminou o modo defensivo e o restabelecimento da ligação com a nave foi bem sucedido.

A todo o momento, chegam mais novidades sobre o sucesso desta missão.

O Instituto Geográfico do Exército, em colaboração com o NUCLIO, abriu as portas ao público para acompanhar a transmissão em directo, pela ESA-TV, do visionamento das primeiras imagens recebidas em Terra. Na presença de cientistas, disponíveis para esclarecimentos e comentários, assistiu-se desde as 6h30 ao desenrolar deste incrível acontecimento.

Até às 20h00, pode aparecer e acompanhar o evento:

IGeoE - Instituto Geográfico do Exército
Morada: Av. Dr. Alfredo Bensaúde 1849-014 Lisboa
Telefone: +351 21 850 53 00