Algumas imagens da colisão da Deep Impact obtidas pela ESA
2005-07-08
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
Tempel 1, no dia 4 de Julho, pelas 6h52 (hora de Lisboa). O acontecimento foi seguido, não só pelos telescópios a bordo da nave principal e do impactor, mas também por telescópios espaciais e em Terra. Eis algumas das imagens capturadas por telescópios da ESAOs cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
.
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
Imagem após o impacto, obtida pela câmara OSIRIS da Rosetta. Crédito: ESA/OSIRIS consortium.
Imagem quatro dias antes do impacto (esquerda) e quinze horas depois do impacto (direita), pelo telescópio de 1 m OGS (Optical Ground Station), da ESA, em Tenerige (Ilhas Canárias). As imagens foram obtidas com um filtro de banda larga vermelho e mostram o gás da cabeleira misturado com partículas de poeira. Crédito: ESA.
Imagem dois dias antes do impacto (esquerda) e dezasseis horas depois do impacto (direita), também pelo telescópio de 1 m OGS (Optical Ground Station), da ESA, em Tenerige (Ilhas Canárias). As imagens foram obtidas com um filtro estreito de C2 e mostram o gás da cabeleira misturado com partículas de poeira de menor dimensão do que na imagem de cima. Crédito: ESA.
Sequência de três imagens obtidas pelo Telescópio Espacial XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
antes e logo após o impacto. As imagens foram obtidas com o canal azul (sequência de cima) e com o canal de ultravioletaSatélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
(sequência de baixo). O impacto ocorreu às 05:52 UTO ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
tempo universal
Por definição, o tempo universal é o tempo solar médio local do meridiano de Greenwich.
. Crédito: ESA.
Por definição, o tempo universal é o tempo solar médio local do meridiano de Greenwich.
Pode encontrar mais informação sobre a missão Deep Impact no Portal:
notícias de 4/07/2005 e 4/07/2005 e 1/07/2005
e nos sites oficiais da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
http://www.nasa.gov/mission_pages/deepimpact/main/index.html
e do Laboratório de Propulsão a Jacto
http://deepimpact.jpl.nasa.gov/home/index.html