Introdução



Uma visão de artista da Mars Express. Créditos: ESA J-L Atteleyn
A Mars Express é a primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) a Marte. É também o primeiro projecto verdadeiramente internacional para a exploração científica do Sistema Solar, envolvendo um total de mais de 1000 pessoas de 15 países, incluindo Portugal.

O objectivo da missão é estudar a atmosfera, a superfície e o subsolo do planeta, com especial atenção aos dados que possam provar a existência de água sob o estado líquido, à superfície de Marte ou no seu interior. A Mars Express será a primeira sonda desde 1976 (ano no qual a NASA enviou duas sondas para o planeta vermelho) a fazer desta questão um ponto fulcral de uma missão planetária.

A partida da Mars Express está prevista para as 18:45 (em Lisboa) do dia 2 de Junho de 2003, durando a viagem até Marte cerca de 6 meses e meio. Pouco depois do Natal deste ano, a Mars Express efectuará uma importante manobra, totalmente automática, que demorará cerca de meia-hora, para entrar em órbita de Marte. A missão foi planeada para durar um ano marciano (687 dias), mas foi concebida para durar mais um ano no caso de a ESA assim o entender.

Autoria: Tiago Hormigo
Eng. Aeroespacial, MSc.
Deimos Engenharia
 
 Secção "Resultados" por
Fernando Simões
ESA


Tiago Hormigo formou-se em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico, tendo completado o seu Mestrado na Universidade Técnica de Delft (Holanda) com uma tese intitulada 'Modelação, Simulação, Optimização e Guiagem de uma Cápsula Conceptual para a Entrada na Atmosfera de Marte'. Esta tese foi sugerida e supervisionada por especialistas do Centro de Investigação e Tecnologia Espaciais Europeu (ESTEC/ESA, a cerca de 40 quilómetros a sudoeste de Amesterdão).

O autor teve ainda, como cerca de 30 jovens portugueses têm anualmente, a oportunidade de estagiar durante 4 meses num dos centros da Agência Espacial Europeia, no caso o Centro de Operações Espaciais Europeu (ESOC/ESA, 30 quilómetros a sul de Frankfurt na Alemanha). Durante este período, esteve ligado precisamente à missão Mars Express, através de um projecto relativo à possível utilização dos painéis solares da sonda para a sua travagem nas camadas superiores da atmosfera marciana, de forma a poupar o precioso combustível a bordo da sonda em situações de urgência.

Actualmente, o autor encontra-se a trabalhar em Lisboa na empresa portuguesa Deimos Engenharia, formada no início de 2003, e cujas áreas de especialização são o cálculo de trajectórias interplanetárias e a navegação, controlo e simulação de veículos espaciais.

Fontes sobre a Mars Express:

Sobre Marte:

Sobre a Deimos Engenharia:

NOTA: Algumas das informações aqui disponíveis poder-se-ão agradecer ao Maarten Roos Serote, astrofísico e investigador no Observatório Astronómico de Lisboa.