O que significa “semelhante à terra”? – A descoberta de Proxima b e a terminologia usada

2016-08-26
O ESO anunciou há dias a descoberta de um exoplaneta na zona habitável da estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri. Esta importante notícia fez furor nos meios de comunicação social e os termos usados para a classificação do exoplaneta nem sempre foram os mais corretos. O significa exatamente dizer que um planeta é “semelhante à Terra”, “habitável” ou “terrestre”? É a discussão aberta por Matt Williams, para o Universe Today.
Mais...

CSR+D - responsabilidade social

2016-08-20
Mais um projeto que chega ao fim. Desta vez o foco não foi a astronomia ou a ciência, mas o despertar consciências para a questão da inclusão, na escola, no local de trabalho e na sociedade.
Mais...

Para lá de Neptuno, um pedaço de gelo orbita o Sol no sentido errado

2016-08-17
Para lá da órbita de Neptuno, Niku, um rebelde Objeto Transneptuniano, com apenas 200 km de diâmetro, e uma órbita inclinada 110° em relação ao plano do Sistema Solar, orbita o Sol no sentido retrógrado. Os cientistas analisaram a possibilidade de este misterioso padrão orbital poder ser um sinal do muito procurado Planeta Nove, mas o estudo não foi ainda conclusivo nesse sentido.
Mais...

Chuva de meteoros Perseidas pode ter aumento de atividade a 11 e 12 de agosto

2016-08-11
Esta noite, fique acordado até tarde, ou ajuste o despertador para o início da madrugada para ver as "estrelas cadentes" iluminarem o céu noturno. Conhecida pelos seus meteoros rápidos e brilhantes, a chuva anual das Perseidas (que tem o seu máximo normal amanhã) é antecipada uma noite, para ser, talvez, uma das melhores oportunidades de observação de meteoros deste ano.
Mais...

Um gigantesco vazio estelar no interior da Via Láctea

2016-08-02
Uma equipa internacional de astrónomos, liderada pela Universidade de Tóquio, sondou a região mais interior da Via Láctea e encontrou um vazio estelar, que se estende até aos 8000 anos-luz. A ausência de Cefeidas, estrelas variáveis e jovens, indica que nesta região não nascem novas estrelas há centenas de milhões de anos.
Mais...