AVISO

Imagem do Dia


Trânsito de Vénus

Ditos

"Não se pode comprovar uma teoria, apenas se pode demonstrar que está errada. Uma teoria passa a científica expondo-se a si própria à possibilidade de ser refutada. "
- Karl Popper


O mistério do abrasador halo do Sol

2015-09-14

Créditos: NASA/SDO
Sabemos tanto acerca do Universo que se torna estranho acreditar que existam ainda grandes mistérios por resolver… mas existem! Um dos grandes mistérios da astronomia é sobre um dos nossos vizinhos mais próximos, o nosso Sol!

Não poderíamos dizer que a Terra é “uma grande bola rochosa” tal como não poderíamos dizer que o Sol é “uma grande bola de fogo”. Assim como as montanhas na Terra, a superfície do Sol está coberta pelas suas próprias estruturas. E, tal como a Terra, o Sol possui atmosfera designada por coroa.

A coroa solar esconde um dos maiores mistérios da astronomia. Para compreender este mistério imagine uma chama a sair de um cubo de gelo. Estranho? Um efeito semelhante ocorre no Sol!

No centro do Sol ocorre a fusão nuclear que aquece o seu núcleo a 15 milhões de graus. Quando o calor alcança a superfície do Sol já esfriou 6000 graus mas a temperatura na coroa volta a subir mais de 1 milhão de graus.

Esta inesperada subida de temperatura tem vindo a intrigar os cientistas há mais de 70 anos. No entanto os astrónomos pensam que acabam de dar mais um passo para a sua resolução. Os astrónomos sabem que o Sol tem um campo magnético, tal como a Terra e os ímanes que colocamos no frigorífico. É justamente o campo magnético que desempenha um papel importante neste mistério. Mas a questão para a qual ninguém tem a resposta é: como pode um campo magnético criar calor?

Uma possível resposta para este enigma reside nas ondas. Os astrónomos observaram recentemente ondas a elevarem-se no campo magnético do Sol. Estas ondas poderiam estar a adicionar energia à coroa, da mesma forma que se estiver num baloiço e sofrer um empurrão perfeitamente sincronizado com o balançar pode chegar mais alto!

Facto Curioso: Aos nossos olhos, a coroa solar é um milhão de vezes menos brilhante que o Sol. Só é visível durante um eclipse solar quando aparece à volta do Sol como um halo prateado.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: NAOJ

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1539