AVISO

Imagem do Dia


Morte de uma Estrela

Ditos

"Eu não temo os computadores, temo não possuí-los."
- Isaac Asimov


O renascimento de uma Fénix de Rádio

2015-09-17

Créditos: X-ray: NASA/CXC/Univ of Hamburg/F. de Gasperin et al; Optical: SDSS; Radio: NRAO/VLA
Conhece a história da fénix? A fénix é um pássaro dourado mitológico que vive centenas de anos. Quando envelhece torna-se frágil, arde em chamas e renasce das cinzas começando um novo ciclo.

Os contos de fadas não se tornam realidade com frequência e ainda menos os contos tão dramáticos como o da fénix. Mas o Universo está repleto de acontecimentos maravilhosos e os astrónomos acabam de testemunhar um deles. Uma região do espaço que se encontrava morta há muito tempo “regressou à vida” tal como a mítica fénix!

Este conto de fadas da vida real começou há milhares de milhões de anos atrás quando um longínquo buraco negro supermassivo nasceu violentamente. Começou a expulsar enormes jactos de partículas de alta energia. Os jactos eram tão potentes que as partículas espalharam-se por centenas de milhares de anos-luz criando uma nuvem brilhante e resplandecente.

Durante muitos milhões de anos, a nuvem brilhou orgulhosa e intensamente no espaço, não com uma luz visível aos nossos olhos mas com luz rádio. Até que no final a nuvem esgotou toda a sua energia e fundiu-se de novo com a escuridão. …. Mas a história não termina aqui.

Muitos anos mais tarde, próximo desta nuvem gigante teve lugar outro episódio violento quando dois enxames de galáxias chocaram um com o outro.

A colisão gerou uma onda de choque tão potente que comprimiu a nuvem tal como quando alguém aperta uma garrafa de gasosa. Mas em vez de sair gasosa da nuvem o aumento de energia faz com que a nuvem brilhasse de novo. A Fénix de Rádio tinha renascido.

Na imagem em cima pode observar-se um retrato da fénix renascida. A nuvem brilhante é o “rabisco” verde por baixo do centro da imagem.

Facto Curioso: Muitos objetos astronómicos emitirem ondas rádio mas esta descoberta foi apenas realizada em1932!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: CHANDRA

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1540