AVISO

Imagem do Dia

Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Comparada com a realidade, a nossa ciência pode parecer primitiva e infantil, mas é a coisa mais preciosa que temos."

Anéis à Volta de um Mundo Alienígena

2015-02-19

Créditos: Ron Miller
De uma extremidade à outra, o sistema de anéis de Saturno tem milhares de quilómetros e é tão grande que se a Terra tivesse os anéis de Saturno eles iriam tocar a Lua. Se acha isto gigantesco, saiba que acabou de ser descoberto, um novo planeta com anéis que faz parecer os anéis de Saturno algo de minúsculo!

O novo sistema de anéis é 200 vezes maior que o de Saturno. Se todos os pequenos fragmentos de rocha deste sistema de anéis se comprimissem numa bola, esta teria sensivelmente o tamanho da Terra!

Se pudéssemos substituir os anéis de Saturno pelos deste planeta distante, estes seriam visíveis durante a noite e muito provavelmente durante o dia. Seriam muitissimo maiores que a lua cheia no nosso céu!

Apesar de tão grandes estes anéis são demasiado débeis para serem vistos mesmo pelo mais poderoso telescópio da Terra. No entanto quando um planeta como este passa em frente à sua estrela, os anéis bloqueiam a luz emitida pela estrela de tal forma que a sua secreta localização é desvendada. Este eclipse bloqueia quase toda a luz proveniente da estrela durante um dia.

Facto Curioso: Os cientistas encontraram evidências da existência de luas em torno do novo planeta, uma delas maior do que Marte!

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1506