AVISO

Imagem do Dia

Quasar PKS 1127-145

Ditos

"A coisa mais bonita que já experimentei é o mistério. É a fonte de toda a verdadeira arte e ciência."

A Boca do Monstro

2015-02-18

Créditos: ESO
Esta nova imagem mostra-nos uma criatura gigantesca. Brilhando ameaçadoramente, parecendo uma boca escancarada de uma criatura cósmica gigante, trata-se de um objeto designado por CG4 ou a Mão de Deus. É o que chamamos de “glóbulo cometário”.

Embora estas manchas de céu nublado sejam bastante diferentes dos blocos de rocha e gelo que chamamos de cometas, têm uma forma semelhante, apresentando densas, escuras e empoeiradas cabeças com caudas longas e ténues, embora de dimensões muito maiores.

Estes objetos semelhantes a cometas foram descobertos pela primeira vez em 1976 em imagens de uma enorme região de gás brilhante chamada de Nebulosa de Gum. Existiam vários, cada um com uma cabeça densa, escura e empoeirada e uma longa e ténue cauda.

Na imagem podemos observar a zona da cabeça, sendo a cauda (que não é visível na imagem) cerca de 5 vezes maior. No entanto a cabeça contém gás suficiente para criar várias estrelas do tamanho do nosso Sol!

O porquê da forma do CG4 e de outros glóbulos cometários permanece um mistério para os astrónomos. No entanto existem duas teorias que pretendem explicar este facto.

A primeira é de que os glóbulos cometários poderiam ser originalmente nebulosas esféricas que devido aos efeitos da explosão de uma nebulosa próxima teriam sido desfeitas adquirindo estas formas semelhantes a cometas.

Outros astrónomos pensam que os glóbulos cometários são esculpidos por fortes ventos estelares e radiação ionizante emitida por estrelas quentes e massivas.

Facto Curioso: Embora pareça muito brilhante na imagem, CG4 é na realidade, bastante ténue. De facto, tem aproximadamente o mesmo brilho de Plutão.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO