AVISO

Imagem do Dia


Quasar PKS 1127-145

Ditos

"Tenho já há muito tempo como axioma que as pequenas coisas são infinitamente as mais importantes."
- Sir Arthur Conan Doyle


O Monstro Brilhou!

2015-02-17

Créditos: NASA/CXC/Amherst College/D.Haggard et al
A nossa galáxia tem a forma de um remoinho, com longas faixas de gás e poeira que giram em torno do centro. Tal como num remoinho, os objetos que flutuam muito próximo são arrastados para o centro desaparecendo da nossa vista.

O destino estes objetos não é um mistério. Escondido na escuridão, no centro da nossa galáxia encontra-se um monstro gigante e esfomeado - um buraco negro supermassivo.

Os buracos negros supermassivos são conhecidos pela sua capacidade de devorar qualquer coisa, incluindo a luz! Mas não se limitam a comer, às vezes também cospem!

Em 2013 foi observada uma labareda (que os astrónomos chamam de “fulgurações”) lançada do centro da nossa galáxia. Tal como muitas fulgurações era formada por raios X de alta energia. No entanto neste caso era 400 vezes mais brilhante que os raios X emitidos normalmente deste buraco negro!

Cerca de um ano mais tarde lançou outra fulguração, desta vez 200 vezes mais brilhante que o habitual. Os astrónomos têm duas teorias sobre o que poderá ter causado estas “megalabaredas”. A primeira teoria é de que a forte gravidade do buraco negro ter despedaçado um asteróide que passou demasiado perto. Os seus restos foram depois aquecidos até milhões de graus antes de serem devorados.

A outra possível explicação está relacionada com os fortes campos magnéticos à volta do buraco negro. Se de algum modo houver uma oscilação destes campos poderá causar uma enorme emissão de raios X. De facto, se este tipo de fenómeno é observado regularmente no nosso Sol, sendo as chamadas fulgurações solares.

Esta imagem mostra a zona em redor do buraco negro supermassivo da nossa galáxia designado por Sagittarius A* durante a fulguração gigante de 2013.

Facto Curioso: Sagittarius A* é cerca de 4,5 milhões de vezes mais massivo que o nosso Sol!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: Chandra

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1505