AVISO
Imagem do Dia
M 12 (NGC 6218)
Ditos
"Se A é o sucesso na vida, então A é igual a X mais Y mais Z. X é trabalho, Y é lazer e Z é manter a boca fechada."- Albert Einstein

O Maior Bebé na nossa Galáxia
2013-07-09

Créditos: ALMA (ESO/NRAJ/NRAO)/NASA/Spitzer/JPL-Caltech/GLIMPSE
Sem telescópios que captem estes tipos exóticos de luz, nunca conseguiríamos observar a enorme quantidade de objetos que estão flutuando por todo esse espaço. Por exemplo, a nuvem vermelha nesta imagem era invisível para nós até que um telescópio de infravermelho a captou revelando esta imagem: uma tumultuosa região cheia de faixas de gás e poeira. Depois desta descoberta os astrónomos decidiram observar de forma mais profunda esta espessa nuvem de gás usando o telescópio Alma que capta ondas rádio. Mal podiam imaginar o que iriam observar neste “útero” poeirento, uma estrela colossal em crescimento!
O “útero” ou nuvem em colapso, tem 500 vezes mais material do que o Sol. Isto torna esta nuvem a maior de todas as observadas na nossa galáxia! A estrela embrionária que cresce no seu interior alimenta-se avidamente do seu material. Espera-se que a nuvem dê à luz uma estrela muito brilhante, cerca de 100 vezes mais massiva que o nosso Sol! Só uma em cada 10 000 estrelas da nossa galáxia alcança este tamanho!
Facto Curioso: A estrela mais massiva alguma vez encontrada chama-se “R136a1”. Esta besta gigante é umas colossais 265 vezes mais massiva que o nosso Sol e cerca de 10 milhões de vezes mais brilhante! Se estivesse no centro do nosso sistema solar brilharia tantas vezes mais em relação ao Sol como este brilha em relação à Lua!
Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO
Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1351/