AVISO

Imagem do Dia


Aglomerado globular M 2

Ditos

"A questão de as leis da matemática estarem relacionadas com a realidade não é uma certeza; o estarem correctas não faz com que estejam necessariamente relacionadas com a realidade."
- Albert Einstein


Acha que está firmemente sentado?

2013-07-08

Créditos: ESO/L. Calçada/ESA/AOES Medialab
Tudo aponta para que neste momento esteja imóvel. Pode parecer-lhe que está firmemente sentado mas neste mesmo instante está a girar pelo espaço a velocidades que fariam o foguetão mais rápido parecer estar a movimentar-se à velocidade de um caracol! Pense na Terra - dá uma volta completa em torno do seu eixo cada 24h. Isto significa que enquanto está sentado, sem dar conta, gira a uma velocidade de 1500 km/h! A Terra está também a movimentar-se ao longo da sua órbita em torno do Sol e o sistema solar movimenta-se em torno do centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Todo este movimento e um copo com água pousado na mesa nem sequer treme!

Mas isto não é tudo. Por sua vez cada galáxia está também a girar. A Via Láctea dá uma volta completa em cerca de 250 milhões de anos. Durante muitos anos os astrónomos pensaram que este movimento era impulsionado por gás do material circundante a ser puxado para a galáxia. Agora conseguimos finalmente ver uma galáxia a “lanchar” avidamente a partir deste reservatório de material. Nesta imagem artística pode ver a galáxia ao centro com longas correntes de gás a fluírem para si.

Esta galáxia em particular tem um apetite devorador e tal como uma criança quanto mais come mais cresce. As galáxias começam com uma grande quantidade de gás mas ao longo do tempo este gás gasta-se rapidamente ao ser utilizado na formação de novas estrelas. O fluxo de gás fresco caindo sobre a galáxia reabastece o seu combustível para a criação de novas estrelas, tornando a galáxia maior e mais brilhante!

Facto Curioso: Conseguimos ver este acontecimento impressionante porque o centro extremamente brilhante de uma galáxia muito longínqua está perfeitamente alinhado com a nossa linha de visão atrás da galáxia que se está a alimentar. A luz tem de passar por todas as poeiras cósmicas à volta da sôfrega galáxia antes de chegar aos nossos telescópios, colocando literalmente um foco de luz sobre ela e dando-nos uma imagem detalhada!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1349/