AVISO

Imagem do Dia


Nebulosa de emissão N44

Ditos

"Se você fosse um verdadeiro seguidor da verdade, seria necessário que pelo menos uma vez na vida você duvidasse, tanto quanto possível, de todas as coisas."
- René Descartes


O Outro Planeta Azul

2013-07-11

Imagem 1: O Outro Planeta Azul. Créditos: NASA/ ESA/ M. Kornmesser
A Terra é conhecida como o “planeta azul” devido aos seus vastos oceanos que cobrem dois terços da sua superfície. Quando visto do espaço, o nosso mundo parece um pálido ponto azul. Talvez reconheça a imagem 2: trata-se de uma fotografia da Terra tirada em 1990 pela sonda Voyager 1 a uma distância de 6 milhares de milhões de quilómetros! Mas agora, pela primeira vez os astrónomos descobriram a cor de um planeta que orbita uma estrela distante - também é azul!


Imagem 2: O Pálido Ponto Azul. Créditos: NASA
Mas as semelhanças entre ambos terminam aqui. O novo mundo, ou “ponto azul intenso”, é um enorme gigante gasoso, semelhante em tamanho a Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Orbita muito próximo da sua estrela, o que faz com que a sua atmosfera atinja as incríveis temperaturas de cerca de 1000ºC. Poderá questionar-se como poderão os oceanos azuis sobreviver a este ambiente violento. Bem, ao contrário da Terra não é a água que confere a este mundo o seu azul luxuriante. A sua atmosfera está repleta de algo semelhantes a partículas de cristal, chamadas de “silicatos” que dispersam esta brilhante cor azul.

Para tornar este ambiente ainda menos semelhante à Terra, neste planeta chove cristal! E esta chuva de cristal cai em correntes laterais e torrenciais, empurrada por ventos ciclónicos que se movem a uma velocidade de 7000 km/h! Enquanto as palavras “pálido ponto azul” fazem-nos pensar em tranquilas águas tropicais e chuviscos de verão, este “ponto azul intenso” traz-nos tempestades tormentosas e um calor abrasador.

Facto Curioso: Até agora, o “pálido ponto azul” era a única imagem obtida do nosso planeta a uma distância tão grande. Mas a 19 de Julho deste ano, a sonda espacial Cassini apontará a sua câmara para a Terra para tirar uma fotografia. A Cassini está atualmente a cerca de um milhar de milhão de quilómetros de distância, orbitando Saturno. Prepare-se para sorrir!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da: ESA

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1352/