AVISO

Imagem do Dia

NGC 520

Ditos

"A minha religião consiste numa humilde admiração pelo espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com as nossas frágeis e débeis mentes."

Que a força esteja contigo!

2013-01-03

Créditos: NASA/CXC/Ohio State Univ./C.Grier et al./STScI, ESO/WFI/JPL-Caltec
A bela galáxia nesta imagem é parte de um sistema de três galáxias ligadas entre si pela gravidade, chamada ' Tripleto do Leão '. A sua perfeita forma de espiral foi distorcida pelos seus vizinhos. Consegue ver que é mais alongada do lado direito? Isto acontece porque as três galáxias são constantemente puxadas uma para a outra.

A gravidade é algo que mencionamos muito quando falamos de astronomia, porque ela desempenha um papel muito importante na formação do nosso universo. Gravidade é uma força que atrai todos os objetos que têm peso uns aos outros. É por isso que mesmo a Terra sendo redonda, não caímos para fora dela. Quanto mais pesado for um objeto, mais forte a sua força gravitacional. Esta é a razão da gravidade na Terra ser mais forte do que na Lua e também das pessoas se sentirem mais leves na Lua (cerca de seis vezes mais leves, na verdade!). É também a razão dos astronautas flutuarem no espaço, longe de quaisquer planetas ou estrelas.

A gravidade não mantém só os seres humanos na Terra, mas também atrai os planetas do nosso Sistema Solar em torno do Sol. Mantém o gás, poeiras e milhões de estrelas da nossa galáxia (a Via Láctea) juntos. Até mesmo as galáxias não vagueiam pelo espaço sozinhas, há também grupos de galáxias que estão ligados entre si. A Via Láctea é uma das mais de 40 galáxias no nosso grupo galáctico! O grupo do Tripleto do Leão é muito menor, apenas inclui três galáxias. Pode ver uma imagem de todo o grupo aqui.
Facto Curioso: Não confunda gravidade com magnetismo. O magnetismo também é uma força invisível que pode atrair objetos uns aos outros. Mas, só funciona com certos materiais, podendo também empurrar objetos para longe uns dos outros.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios- X Chandra da NASA :

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1265/