AVISO

Imagem do Dia

Proeminência solar

Ditos

"Se não pudermos questionar as nossas mais profundas suposições, então a humanidade não é uma espécie viável. "
- David Bohm

Ilusões ópticas no espaço

2012-02-21

Créditos: ESO/APEX (MPIfR/ESO/OSO)/A. Hacar et al./Digitized Sky Survey 2. Agradecimentos: Davide De Martin
Quando olhamos para as fotografias tiradas numa festa de aniversário ou num dia passado em família é fácil de compreender quem está ao lado de quem, quem está mais afastado. No entanto quando olhamos para uma fotografia do espaço, não temos a mesma percepção quanto à aparência de grandes objectos. É muito mais difícil de avaliar!

Esta nova foto, mostra-nos uma nuvem de gás e poeira (a vermelho) próximo de uma estrela brilhante. No entanto, a estrela está muito mais perto da Terra. Estrelas como esta que se encontram entre a Terra e o objecto que os astrónomos querem observar, são chamadas de “estrelas de primeiro plano”. São muito mais brilhantes que as outras estrelas da foto porque estão mais próximo de nós.

Estas estrelas de primeiro plano, parecem emanar dos seus centros linhas rectas de luz, mas estas linhas não estão realmente no Universo. De facto, as linhas são criadas pela desvio da luz à volta dos suportes que seguram os espelhos, dentro do telescópio e só são visíveis para objectos muito brilhantes. Estas falsas linhas são chamadas de “picos de difracção”.

Embora os picos de difracção adicionem à foto algo que na realidade não deveria lá estar, muitas pessoas apreciam este efeito. De facto, algumas pessoas usam software de edição de fotos para aumentar o efeito dos picos de difracção nas suas fotografias do espaço!

Facto curioso: Nesta imagem a nuvem de gás é um lugar extremamente frio: -260 ºC