AVISO

Imagem do Dia

Aglomerado globular M 2

Ditos

"Os homens sábios falam porque têm algo a dizer; os tolos porque têm que dizer algo. "
- Platão

Cara ou coroa?

2012-02-24

Créditos:ESO/INAF-VST Agradecimentos: A. Grado/L. Limatola/INAF-Capodimonte Observatory
Não é de admirar, que a galáxia nesta nova foto, seja apelidada de Galáxia da Moeda de Prata – parece uma moeda gigante que foi lançada para decidir entre cara ou coroa! A “moeda” também parece bem polida e reluzente, sendo uma das galáxias mais brilhantes no céu nocturno.

Este tipo de galáxia, é chamado de galáxia espiral devido à sua forma: tem longos “braços” de estrelas e gás que circulam em torno do centro. A nossa galáxia que é denominada de Via Láctea, também é uma galáxia espiral.

As galáxias podem ter diversas formas. Algumas galáxias têm formas tão peculiares, que pode ser difícil de decidir qual o grupo a que pertencem. Mas este é um trabalho importante, pois ajuda os astrónomos a compreenderem a forma como as galáxias se formaram. Foi por isso, que os astrónomos criaram um website chamado Galaxy Zoo para que as pessoas de toda a parte do globo ajudem a identificar as formas de muitas e muitas galáxias, capturadas em fotografias do espaço. Também pode ajudar! Basta ir a www.galaxyzoo.org e seguir as instruções.

Existem muitos outros websites onde os cientistas pedem às pessoas comuns ajuda para o seu trabalho. Quem fizer parte destas iniciativas é chamado de Cidadão Cientista!

Facto curioso: Até agora mais de 250.000 pessoas em todo o mundo já participaram no Galaxy Zoo!

Para mais informação Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/news/eso1152/