AVISO

Imagem do Dia


NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Na ciência tenta-se explicar às pessoas, de uma maneira perceptível por todos, algo que ninguém sabia antes. Na poesia, é exactamente o oposto."
- Paul Dirac


Só os maiores sobrevivem!

2012-02-20

O enxame globular M80 na constelação de Escorpião, contém várias centenas de milhar de estrelas. Créditos: HST/NASA/ESA
A nossa galáxia, a Via Láctea, está rodeada de cerca de 200 grupos de estrelas, que são chamadas de enxames globulares. São praticamente tão antigas quanto o Universo e dão-nos valiosas pistas sobre a formação das primeiras estrelas e galáxias.

Os astrónomos pensavam que teria existido um aumento do número total de enxames globulares quando o Universo era jovem, no frenesim inicial de formação de estrelas. No entanto, actualmente, usando uma simulação de computador uma equipa de astrónomos descobriu que estas explosões de formação de estrelas destruíram mais enxames globulares do que ajudaram a construir.

Explosões de formação de estrelas são frequentemente causadas pela colisão de duas galáxias. Durante estes episódios, gás, poeira e estrelas continuam a a rodar à volta da colisão galáctica. Isto significa que a força da gravidade, entre o gás dos enxames globulares, poeiras e estrelas está em constante variação. Razão suficiente para pôr um fim à maioria dos enxames globulares, sobrevivendo apenas os mais fortes, de maiores dimensões.

Os astrónomos dizem, que isto explica o facto, de o número de estrelas contidas no interior de um enxame globular ser praticamente o mesmo ao longo de todo o Universo. Segundo o astrónomo Diederik Kruijissen: “No inicio do Universo as explosões de formação de estrelas eram comuns – fazendo todo o sentido que os enxames globulares tenham aproximadamente o mesmo número de estrelas. Os seus pequenos “irmãos e irmãs” que continham menor número de estrelas foram condenados à destruição”.

Facto curioso: Cada um dos enxames globulares “sobreviventes” que circundam a Via Láctea contém cerca de um milhão de estrelas!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da Royal Astronomical Society : Aqui pode obter mais informação.

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1211/